Pesquisa revela que insultos homofóbicos são os que mais ofendem árbitros


Um grupo de cientistas austríacos realizou uma pesquisa curiosa: qual insulto feito por um jogador de futebol seria mais ofensiva ao árbitro da partida? Apesar de os manuais da FIFA dizerem que qualquer ofensa dita por um atleta é passível de expulsão, algumas palavrinhas podem ser mais pesadas que outras.
Algumas conclusões do estudo são óbvias: a decisão de expulsar o atleta depende do conteúdo ofensivo do palavrão em questão. Porém, os cientistas constataram também que palavras relacionadas com a orientação sexual têm mais chances de receber um cartão vermelho que ofensas relativas à aparência, por exemplo.
Para chegar a essas conclusões, os pesquisadores elaboraram uma lista de cem insultos, que foram ranqueados entre 1 (nada ofensivo) e 7 (muito ofensivo) e em seguida divididos em categorias: capacidade de julgamento, aparência física, orientação sexual e partes sexuais.
Os termos foram apresentada a 113 árbitros da Áustria na seguinte situação: “Se o capitão do time vem até o senhor, diz [um dos palavrões], vira de costas e sai andando, você: (1) mostra o cartão vermelho; (2) mostra o cartão amarelo; (3) dá uma advertência; (4) não faz nada”.
“Analisando todos os palavrões independente da sua naturez, concluímos que 55,7% dos palavrões receberiam cartão vermelho, apesar das regras da FIFA indicarem que a expulsão deve ocorer em todos os casos”, afirma o documento.
Link: http://uolesporte.blogosfera.uol.com.br/2011/07/06/insultos-de-orientacao-sexual/

Fonte: Refnews

Comentários