Vítor Pereira: «Arbitragem profissional é o único caminho»


Na conferência de imprensa de encerramento da primeira Ação de Avaliação e Aprefeiçoamento dos árbitros e assistenses, que decorreu em Tomar, Vítor Pereira, líder da Comissão de Arbitragem (CA) da Liga foi peremtório sobre o futuro do setor:”A Arbitragem profissional é o único caminho. Se queremos ser competitivos entre 52 países, se queremos continuar a ter árbitros em Mundiais, Europeus e nas fases importantes da Liga dos Campeões teremos de ir por aí. Aliás, existe um estudo após o propeto piloto que revela isso. O que falta? Bem, tal como o presidente da Liga já teve oportunidade de referir, é preciso que haja regulamentação nesse sentido e isso não depende de nós... “
Relativamente à época que está prestres a iniciar-se, o presidente do CA revelou que os árbitros e assistentes serão analisados não só “no campo mas também através da televisão. Este experiência não terá, no entanto, efeitos na classificação final, pois este ano é apenas um teste.”
Presentes nas conversa com os jornalistas estiveram os três árbitros promovidas à promeira categoria, no caso Nuno Almeida (35 anos), do Algarve; Jorge Tavares (34 anos), Aveiro e Rui Patricio (29 anos), Aveiro. Os dois primeiros regressam ao lote dos 25 árbitros da Liga, após terem descido anteriormente, enquanto Rui Patricio é um estreante. Todos estão satisfeitos por fazer parte do “grupo dos melhores e agora há que trabalhar.”
Os juizes e auxiliares realizaram esta manhã o teste escrito e de tarde provas fisicas, sendo que apresentarem valores muito positivos, de acordo com Vítor Pereira. O jantar de enceramento desta noite conta com a presença do presidente da Liga, Fernando Gomes que irá dirigir uma mensagem aos árbitros.

Fonte: Record

Comentários