Agressor de Pedro Proença enfrenta pena de prisão até 3 anos


O homem que agrediu Pedro Proença poderá vir a ser acusado do crime de ofensa à integridade física simples, punido com pena de prisão até três anos ou multa.
A Polícia de Segurança Pública levantou um auto de notícia sobre o caso e até agora ainda não houve confirmação de que o árbitro lisboeta tenha apresentado queixa, um passo fundamental para o andamento do processo.

O presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, Carlos Esteves, pediu mesmo que o agressor seja “inibido de ir ao futebol”, mas essa possibilidade não poderá ser aplicada neste caso.

A interdição de entrada em recintos desportivos está prevista na lei 39/2009, mas apenas pode ser aplicada aos crimes previstos nessa lei de combate à violência nos recintos desportivos, explicou ao PÚBLICO o jurista Ricardo Costa, ex-presidente da Comissão Disciplinar da Liga.

Acontece que a agressão a Pedro Proença ocorreu num centro comercial, fora do ambiente de um espectáculo desportivo, ficando, desde logo, fora do alcance dessa lei.

Pedro Proença foi agredido na segunda-feira à noite, no Centro Comercial Colombo, em Lisboa, perto das 21 horas, depois de sair do ginásio onde treinou e quando se encaminhava para jantar.

O agressor, que assumiu ser adepto e sócio do Benfica, foi identificado pela PSP, assim como algumas testemunhas, presentes no local.

Pedro Proença ficou com dois dentes partidos e ferimentos nos lábios, estando, segundo fonte da Liga, fora da jornada do próximo fim-de-semana.


Fonte: Público

Comentários