Árbitro da primeira categoria distrital B da AF Aveiro dirige o Beira-Mar vs Sporting


Quando entrou pela primeira vez em campo, a equipa de arbitragem teve o tratamento habitual: uma assobiadela. Mas tudo o resto na presença do quarteto liderado por Fernando Idalécio Martins, um empregado fabril de 43 anos, foi incomum.


Por causa da recusa de João Ferreira em dirigir o encontro, no seguimento de críticas dos “leões” à arbitragem nacional e da solidariedade dos restantes árbitros de primeira e segunda categoria em relação à decisão do seu colega, poderia ter de se chegar ao limite de ter um adepto comum presente na bancada a apitar o encontro ou de ser um dos capitães de equipa a fazê-lo (Hugo ou João Pereira). Mas não foi preciso.


Nem foi necessário fazer, através da instalação sonora do Estádio Municipal de Aveiro, a pergunta mais esperada: “Há árbitros presentes?”. Tanto Sporting como Beira-Mar apresentaram equipas de arbitragem para zelar pelo cumprimento das regras


Num primeiro momento, chegou a circular a informação de que seria aquela que viajou com o secretário-geral do Sporting, Eurico Gomes, a escolhida, mas Sérgio Cruz, árbitro de segunda categoria da Associação de Futebol de Setúbal, depois de passar uns anos em Angola, não teria a licença actualizada. 


Na reunião, que começou uma hora antes do início agendado da partida, em que estiveram os dois clubes e os delegados da Liga chegou-se então a um consenso em relação à outra alternativa: Fernando Idalécio Martins, árbitro da primeira categoria distrital B da AF Aveiro, juntamente com os assistentes Fábio Silva e Nuno Simões e o 4.º árbitro Nuno Soares. De resto, houve vários árbitros da AF Aveiro que se mostraram disponíveis para apitar o encontro.


O que acham vocês da atitude desta equipa de arbitragem? Acham que procederam bem ou erradamente ao terem aceite dirigir o encontro??? O que acham do momento que se vive em torno da arbitragem? Esperamos por um debate de todos os nossos leitores... 


Fonte: Público

Comentários

joao miguel disse…
É uma vergonha haver "árbitros" que para terem uma hora e tal de fama não tenham qualquer pudor em trair toda a classe
Aires Neves disse…
Caro amigo e colega,talvez não tenha sido a atitude correta mas... nos cá por baixo,quando temos como temos problemas ninguem nos liga,com uma oportunidade destas e com a idade dele,o que se tem a perder' nada,assim o nosso colega teve o seu momento de gloria.
Anónimo disse…
nao gostei desta atitude como arbitro nao era o capaz de o fazer ... atitude deste senhor foi no sentido de obter fama e protagonismo ele e todos os outros que se ofereceram para dirigir este jogo
Paulita disse…
Concordo em pleno com o João Miguel. É de lamentar a atitude deste colega, deste modo os árbitros nunca se conseguirão unir por uma causa, enquanto continuar a haver quem olhe apenas para o seu próprio umbigo não conseguiremos uma mudança.
Anónimo disse…
Acho uma vergonha a tomada de posição dos árbitros da Liga deixando transparecer a ideia de que efectivamente estão comprometidos.
Excelente atitude do colega de aveiro que não estando comprometido aceitou arbitrar o jogo permitindo a realização do mesmo.
Concordo com a Paulita e o João Miguel. Este era o momento ideal para mostrar a união da arbbitragem e tentar mudar muita coisa... Infelizmente existem pessoas que não sentem a arbitragem como uma paixão e usam a mesma para obter protagonismo... É TRISTE ver atitudes destas... O que acham em relação à proposta do Sporting para tentar mudar a arbitragem???
Caro anónimo das 23:42...

Penso que eles tomaram esta atitude porque acham que não estão protegidos e porque acham que as pressões e humilhações que os clubes fazem às equipas de arbitragem não deveriam existir... Pelo menos nos modos que são realizados...
Anónimo disse…
Gostei de ver a arbitragem de hoje, sem protagonismos e com apenas dois cartões amarelos mostrados. Quem não conhece os enredos da história, não suspeitaria que este senhor é dos distritais. Parabéns pelo trabalho realizado hoje. Parabéns por ter deixado o jogo rolar. Não querendo mais protagonismo do que já tinha, por estar a arbitrar na superliga, o que é certo é que não houve casos no jogo para se comentar o trabalho da equipa de arbitragem
O RefereeTip informa que comentários que incitam à violência e com palavras menos apropriadas não serão publicados
Bom dia a todos,

Não podemos julgar nunca as atitudes dos outros, para que as nossas sejam julgadas.

Apesar disso considero a atitude menos correcta, visto que um árbitro e todos os restantes das principais categorias negaram-se a dirigir o jogo e porque???? Por a luta de uma causa que á anos abala o futebol e arbitragem portuguesa. Os árbitros são constantemente bombardeados com criticas por errar, será que não são humanos???

Em relação ao jogo que ontem, falam numa grande penalidade a favor do Sporting que Fernando Martins não assinalou e todos os intervenientes do jogo aceitaram, agora pergunto se fosse o João Ferreira iria ser alvo de uma chuva de criticas, as mentalidades enquanto não mudarem em Portugal o futebol irá a continuar a ser pobre neste aspecto.

Então João Ferreira e Outros não são seres humanos como Fernando Martins...

Apesar da minha opinião a cerca de Fernando ter dirigido o jogo, o que não o deveria ter feito por uma causa, os meus parabéns pela arbitragem...

Abraço a todos os leitores
Administração ArbitragemAlgarvia
Anónimo disse…
amigos, fez ele muito bem. quem diz o contrário, que vá dar uma volta. os árbitros de 1ª categoria são pagos a peso de ouro. Estão numa elite a que poucos pertencem. Sejam responsáveis. Já pensaram nas consequências se não houvesse nenhum árbitro para arbitrar este jogo? e mais... todos sabemos que estes senhores defendem sempre os clubes ditos grandes. sejam sérios.
Paulita disse…
Para o Anónimo das 14:25h ....

1º - Os árbitros da elite são pagos a peso de ouro ????? Recebem mais que eu, sem dúvida, mas NÃO SÃO PROFISSIONAIS, como os jogadores - esses sim recebem a peso de ouro! Mais: esses árbitros trabalham dia-a-dia, saem do trabalho para treinar, abdicam de tempo com as famílias, durante a semana e aos fins-de-semana!
Óbvio k gostava de ganhar como eles, mas para isso há que trabalhar para atingir o que eles já atingiram com o seu esforço! Se houve ajudas pelo meio, a alguns? É provável, mas não invalida o trabalho e a dedicação que têm pela arbitragem!!!

2º - Consequência se não houvesse árbitro no jogo???? Mas será que não percebes que era esse o objectivo??? Aí sim iria ser perceptível a falta que faz um árbitro num jogo. Não estamos lá apenas para receber insultos e ser enxovalhados por dirigentes, jogadores e público mal formado (não generalizo, atenção!), pessoas que provavelmente nem de leis de jogo percebem!!

3º - Defendem os clubes ditos grandes .... opa, por favor!!! Eu sou Sportinguista, assumo-o, mas aquilo que mais gozo me dava era que esse clube não tivesse mais árbitros nos jogos e que pagasse multas pesadas de cada vez que abrisse a boca para criticar a arbitragem. Um clube que não ganha um campeonato há anos... um clube que ultimamente só conhece o sabor da derrota e dos empates... Tenha dó digo eu!!!!

Enquanto não se mudarem mentalidades o futebol português vai continuar a ser a vergonha que é! E com futebol refiro-me a tudo: árbitros (que infelizmente ainda há alguns que andam aqui por acaso), clubes, dirigentes dos clubes e das associações, etc...

Nunca nos poderemos comparar a ligas como a Inglesa, ou mesmo a Espanhola pk lá as mentalidades são diferentes...

E nem vale a pena dizer mais nada.
Fiquem bem.
pipo disse…
Acho que o ponto mais importante da arbitragem de ontem é o facto de ter havido um respeito enorme pelo sr Martins. Comparando um jogo normal (qualquer um da orangina ou liga zon) notou-se uma preocupação maior em jogar do que pressionar o árbitro.
Isto leva-me a pensar que é necessário agir na educação dos dirigentes e jogadores e obriga-los a ter preparação básica sobre as leis do jogo e diversas situações de jogo provavelmente polémicas. É necessário também preparar melhor os nossos árbitros ao nivel da leitura de jogo. Além disso, será necessário implementar mecanismos de defesa do futebol com caracter punitivo severo e imparcial.

A arbitragem de ontem foi a possível. Objetivamente, com alguns erros a nível de faltas, foras de jogo e critério disciplinar, no entanto comparando os níveis de formação entre o fundo e o topo da arbitragem portuguesa a única coisa que posso dizer sobre o trio do Sr Martins é que realizou um trabalho muito bom.

Eu acho que a atitude do João Ferreira é um bocado inexplicável e se é para pararem e exigir mudança juntem-se todos e parem. Não é às pinguinhas como se viu ontem.
Anónimo disse…
ser árbitro de 1ªdevia dar estaleca para estar acima das criticas e conseguir fazer uma grande apitadela nem que fosse com o livro debaixo do braço, eu não apitaria o jogo mas compreendo o colega que fez uma boa apitadela e espero que tenha uma época tão tranquila como o jogo, quanto aos erros que teve foram apenas humanos, se fosse um arbitro de 1ª talvez se exigisse mais porque aos perfeitos exige-se a perfeição.
Árbitro INATEL
JORGE LAMAS