João Ferreira recusa arbitrar Beira-Mar-Sporting, Liga apela à serenidade. APAF demonstra o seu apoio.


A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP),  confrontada com a anunciada recusa do árbitro João Ferreira em dirigir o  jogo Beira-Mar-Sporting, apelou hoje "à serenidade".

De acordo com uma fonte da LPFP contactada pela Agência Lusa, este organismo  apela "à serenidade de todos os agentes no sentido de proteger a integridade  das competições para que estas possam decorrer com normalidade".

A recusa de João Ferreira em dirigir o jogo entre o Beira-Mar e o Sporting,  referente à segunda jornada da Liga de futebol, foi dada a conhecer pela  APAF -- Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol -, que se solidarizou  com o árbitro.

Segundo um comunicado divulgado pela APAF, a recusa de João Ferreira,  "já comunicada à Comissão de Arbitragem (CA) da LPFP", terá sido tomada  "na sequência de notícias vindas a público sobre a sua designação"para o  jogo.

"Notícias essas que mais não visam do que criar um ambiente de grande  instabilidade à volta do jogo, contribuindo de forma séria para condicionar  a atuação da equipa de arbitragem, situação que não podemos aceitar", refere  a APAF.

Face a esta situação, a APAF manifestou a sua "total solidariedade"  para com João Ferreira e auxiliares e coloca-se "à inteira disposição para  todas as ações que os mesmos entendam levar a cabo".

A APAF pretende ainda que "a CA da LPFP demonstre de forma inequívoca  e pública que está solidária com os agentes da arbitragem que estão sobre  a sua dependência funcional, para que não subsistam dúvidas do seu empenhamento  na sua defesa, para prestígio da arbitragem portuguesa".

"Alertamos, mais uma vez, todas as entidades com responsabilidade no  futebol português, bem como os seus agentes desportivos, dirigentes, jogadores  e treinadores, no sentido de criar todas as condições para que as competições  possam decorrer com toda a normalidade, sendo certo que os árbitros não  aceitarão que sejam utilizados para disfarçar situações para as quais são  totalmente alheios", refere o comunicado da APAF.

Esta situação apanhou o presidente da Comissão de Arbitragem, Vítor  Pereira, ausente do país, pelo que qualquer solução, esclarecimento ou entendimento  só serão comunicados após a sua chegada.

A realização do jogo em Aveiro não está posta em causa, dado que serão  aplicados os regulamentos previstos para estes casos, nomeadamente a substituição  e designação de um novo árbitro.

Fonte: Sic Noticias

Comentários