Damkova, a nova chefe dos árbitros checos.


A ex-árbitra de topo Dagmar Damkova foi nomeada como chefe executiva do comité de arbitragem, num anúncio surpresa, pelo Comité Executivo da Associação Nacional de Futebol Checa.

O Comité exonerou todos os actuais membros do Comité de Arbitragem e encarregou Damkova de escolher a sua própria equipa para completar o futuro Comité de Arbitragem.

O Comité Executivo da Associação de Futebol da República Checa não esclareceu os motivos pelos quais foi “mostrado um cartão vermelho” ao Comité de Arbitragem actual, mas afirmou que a atribuição deste novo cargo a Damkova vem na sequência lógica da sua nomeação para o Comité de Arbitragem da UEFA. Ela tornou-se a primeira mulher nomeada para tal cargo, em Julho. A honra segue-se a um caminho pioneiro percorrido por Damkova de 36 anos. Ela foi a primeira mulher a arbitrar um jogo masculino da liga principal da República Checa em 2003. O Comité Executivo da Associação de Futebol, composto exclusivamente por homens onde figura a antiga glória do Manchester United e do Benfica, Karel Poborsky , que disse que o alto cargo exercido por Damkova na UEFA, suscitou toda esta mudança no seu próprio país. “Quando Dagmar Damkova foi escolhida para o Comité de Arbitragem da UEFA, ainda para mais sendo mulher, o tempo destas mudanças tinha chegado. É prática corrente em muitos países que um alto oficial na UEFA diriga o mesmo Comité no seu próprio país.”, disse o vogal do Comité Executivo da Associação de Futebol, Jindrich Rachl.

Damkova, que se retirou da arbitragem em Agosto, anunciou a 3 de Setembro que não manteria a sua candidatura para ser a responsável máxima do futebol checo, por conselho da UEFA. “ A razão era simples. De acordo com a opinião na UEFA, a posição no prestigiado Comité Internacional de Arbitragem não era conciliável com o cargo mais alto na Associação Nacional”, disse Damkova, de acordo com o divulgado pela Associação Nacional de Futebol da República Checa. “Por querer trabalhar no Comité de Arbitragem da UEFA, facto que até agora nenhum Checo tinha conseguido, decidi retirar a minha candidatura para ser a Presidente da Associação de Futebol.” , disse Damkova. O acto eleitoral para o cargo mais importante do futebol checo terá lugar num encontro especial de associações em Praga, a 16 de Setembro.

Comentários