Árbitros preparam-se em cursos na Turquia


A Turquia vai receber os principais árbitros europeus e os novos árbitros internacionais nos tradicionais cursos de Inverno de arbitragem da UEFA, com a preparação para o UEFA EURO 2012 já na agenda.

Os principais árbitros europeus vão viajar até à Turquia na próxima semana para os cursos de Inverno anuais da UEFA – que centrarão atenções nos preparativos para o UEFA EURO 2012 e para a fase a eliminar das competições europeias de clubes, e que servirá também para apresentar aos novos árbitros internacionais as responsabilidades que os aguardam nos jogos europeus.

A UEFA decidiu realizar o 20º Curso Avançado Para Árbitros de Elite e Primeira Categoria da UEFA e o 21º Curso Introdutório para Árbitros Internacionais na cidade mediterrânica de Antalya, que já havia recebido estes cursos de Inverno em 2001.

O organismo máximo do futebol europeu organiza dois grandes cursos de árbitros por ano: um encontro no Verão, onde os juízes se juntam com o objectivo de começar a preparar a nova temporada e onde recebem instruções específicas para os seus deveres em jogos de clubes e selecções, e um encontro no Inverno, delineado para conduzir os árbitros para a segunda metade da temporada.

O curso introdutório de Inverno serve para preparar os novos árbitros internacionais para os desafios que irão ter pela frente. A lista deste ano de árbitros internacionais europeus da FIFA conta com 43 novos nomes, oriundos de 28 diferentes federações nacionais, e constituirá a primeira experiência destes no cenário internacional. Destas caras novas, 24 participaram já em cursos do Centro de Excelência de Arbitragem da UEFA (CORE), em Nyon, que prepara jovens promissores árbitros para o futuro.

Os juízes acabados de receber as insígnias da FIFA serão submetidos a exames médicos e testes físicos. Pela primeira vez, terão também as suas capacidades visuais analisadas por especialistas em optometria desportiva. Irão ainda receber diversas instruções por parte da administração da UEFA sobre questões como a redacção de relatórios e a forma de conduta enquanto representantes da UEFA nos jogos que dirigem. Sendo o inglês a língua comum da arbitragem da UEFA, os novos árbitros internacionais serão alvo de uma entrevista por parte de elementos do Comité de Arbitragem da UEFA, para testar os seus conhecimentos a nível do inglês.

No que diz respeito ao curso avançado, os árbitros presentes irão ser submetidos a um teste de recuperação física e receberão instruções por parte dos membros do Comité de Arbitragem sobre as missões que os aguardam na fase a eliminar da UEFA Champions League e UEFA Europa League, em particular com vista à consistência e uniformidade de decisões. Entre os árbitros que integram este curso avançado estarão os 12 escolhidos em Dezembro pelo Comité de Arbitragem da UEFA para dirigirem os encontros da fase final do UEFA EURO 2012, este Verão, na Polónia e Ucrânia, bem como outros que, nesse torneio, desempenharão as funções de árbitro-assistente adicional e de quarto árbitro.

Fonte: UEFA

Comentários