Elite da arbitragem Feminina na XIX edição da Algarve Cup


Arrancou, na manhã desta quinta-feira, mais um workshop de árbitras da FIFA, no âmbito da realização da XIX edição da Algarve Cup. Pelo oitavo ano consecutivo, o organismo que tutela o Futebol Mundial escolheu o nosso País e esta prestigiada prova para ministrar um estágio onde serão potenciadas as valências técnicas e físicas de algumas das melhores árbitras e assistentes do Mundo, que dirigirão, depois, os jogos da competição.

Para Sonia Denoncourt – Directora Adjunta do Departamento de Arbitragem da FIFA – a Algarve Cup é “um espaço de excelência para que a FIFA possa testar as suas árbitras”. “Realizámos, esta manhã, o primeiro treino e é óptimo verificar que as 13 árbitras e 26 assistentes, representantes de cinco confederações, se apresentaram sem problemas”, explicou, em declarações ao fpf.pt.

“Todos os anos traçamos objectivos diferentes para esta acção de formação. No ano passado, por exemplo, utilizámos a Algarve Cup para seleccionar as árbitras que dirigiram os jogos do Campeonato do Mundo. Este ano, estamos a trabalhar para preparar três competições diferentes: os Jogos Olímpicos de Londres e os Mundiais de Sub-20 e Sub-17, constituindo este lote de juízas uma pré-selecção para essas importantes provas”, prosseguiu.

Com o arranque competitivo da Algarve Cup agendado para o próximo dia 29 de Fevereiro, a semana que antecede a competição servirá para que a FIFA realize alguns testes de preparação física e exames aos conhecimentos das árbitras em relação às leis do jogo. “Queremos que, após esta semana de estágio, as árbitras saiam mais bem preparadas, quer a nível físico como técnico”, observou.

“Esta acção marca o arranque de mais um ano de actividades de arbitragem da FIFA e revela-se sempre muito importante para o organismo. No Algarve encontramos todas as condições de trabalho de que necessitamos e a componente competitiva é muito forte, até porque temos sempre a presença de muitas das selecções do “top-ten” mundial”, precisou

Sonia Denoncourt tem, aliás, um longo percurso de afinidade com a Algarve Cup. Além das seis edições em que participou na qualidade de árbitra, a responsável da FIFA nas oito acções de formação de arbitragem já realizadas. “Esta é uma competição que me diz muito. Tenho um enorme carinho e tenho assistido com enorme agrado ao seu crescimento e valorização”, completou.

Pode consultar a  lista de árbitras que estão a participar no workshop.

Lista de árbitras que estão a participar na Algrave CUP 2012

Fonte: FPF

Comentários