FPF - Fórum de Arbitragem


O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol organiza o primeiro Fórum da Arbitragem no dia 18 de Fevereiro de 2012 (sábado), entre as 10h30 e as 17h30, no Auditório Manuel Quaresma da Sede da FPF.

Com o principal objectivo de reorganizar o funcionamento da arbitragem nacional, o Fórum contará com a presença dos elementos do Conselho de Arbitragem da FPF, do Presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF), Gustavo Sousa, e de todos os presidentes dos Conselhos de Arbitragem das Associações de Futebol Distritais.

O Presidente do Conselho de Arbitragem da FPF, Vítor Pereira, explicou ao fpf.pt que “esta é uma acção que se inseria no programa de candidatura do Conselho de Arbitragem da FPF. O Fórum da Arbitragem trata-se de um meio de reorganizar o funcionamento da arbitragem nacional e de reestruturar a formação, a carreira e a avaliação de desempenho. O programa considerava a visão relativa à ‘reorganização do funcionamento da arbitragem nacional’ e à “reestruturação da formação, da carreira e da avaliação de desempenho.”

Vítor Pereira adiantou que “este será o primeiro de seis fóruns que temos previsto realizar. No sentido de descentralizar estas acções, pretendemos que, no futuro, os fóruns se a realizem nas associações distritais, de acordo com as candidaturas propostas pelas próprias associações. Assim, temos prevista a realização de mais dois fóruns em 2012 (em Abril e Outubro) e mais quatro nos próximos dois anos (2013 e 2014) nos meses de Fevereiro e Outubro.”

O dirigente da arbitragem quer “ver fomentado o intercâmbio de experiência entre o Conselho de Arbitragem da FPF e os Conselhos de Arbitragem Distritais, partilhar as boas práticas e reflectir sobre assuntos relacionados com a arbitragem. Fundamentalmente, pretendemos manter uma relação próxima que possibilite o desenvolvimento da arbitragem. É nisso que estamos empenhados”, concluiu.

No Fórum pretende-se aprovar o regulamento do Fórum da Arbitragem, apresentar o projecto de Convenção da UEFA, validar as conclusões do Fórum de Rio Maior e validar o questionário aplicado em 2008. Pretende-se que no final dos trabalhos se obtenha um documento final sobre os vários assuntos debatidos.

Fonte: FPF

Comentários