HatTrick da UEFA - Mini-campos são sucesso em Portugal


A Federação Portuguesa de Futebol (FPF), em parceria com o secretário de Estado da Juventude e Desporto e o Instituto do Desporto de Portugal, promoveu a criação de mais de 200 mini-campos multidisciplinares ao longo do país, enquadrados no âmbito do programa de assistência HatTrick da UEFA.

"Este projecto surgiu em 2006, com o objectivo principal de criar, por todo o país, mini-campos que encorajassem crianças e jovens a praticarem desporto – proporcionando-lhes um ambiente seguro", disse o secretário-geral da FPF, Ângelo Brou, a propósito da iniciativa.

"Também quisemos fomentar a união e inclusão social em áreas desfavorecidas, de um ponto-de-vista social e desportivo. O sucesso da primeira fase do projecto levou a nova candidatura ao programa HatTrick da UEFA, em Setembro de 2008, que permitiu a construção de mais 101 mini-campos. A Federação Portuguesa de Futebol também beneficiou do apoio de empresas privadas, que permitiu a criação de mais 21 mini-campos."

No global, a primeira fase do programa, entre 2007 e 2008, resultou na instalação de 102 mini-campos em 19 distritos espalhados por Portugal, de um total de 500 candidaturas recebidas pela FPF. A segunda fase, entre 2009 e 2011, distribuiu mais 101 mini-campos em 20 regiões do país. A construção de mini-campos tem sido um elemento importante do programa HatTrick da UEFA desde que este começou, em 2004, com cada uma das 53 federações-membro da UEFA a receber financiamento para erigir recintos onde os jovens possam jogar futebol em segurança.

Fonte: UEFA

Comentários