Vitor Pereira: «95 por cento das decisões dos árbitros são corretas»

O presidente do Conselho de Arbitragem da FPF deixou uma revelação curiosa no primeiro dia do VIII Congresso Internacional de Futebol, organizado pelo ISMAI. Vítor Pereira foi um dos preletores da tarde e assegurou que «95 por cento das decisões das equipas de arbitragem são corretas».

«O problema são os restantes cinco por cento», apressou-se a acrescentar o dirigente, diante de uma plateia recheada de estudantes do curso de Desporto. E disse mais. «Há árbitros que fazem sete/oito jogos por fim de semana. Não é possível. Vamos procurar credibilizar a arbitragem pela competência.»

Ora, e o que propõe Vítor Pereira? Para começar, «e até Maio», o máximo responsável da arbitragem portuguesa está à procura de um diagnóstico sobre a atividade. «Chegámos à federação e ninguém sabe quantos árbitros há em Portugal, nem quantos são necessários.»

Depois de concluído o parecer, o Conselho de Arbitragem avançará para a implementação de «três grandes projetos»:

. o Programa de Acolhimento e Integração (destinado a árbitros estreantes e promovidos, pensado no combate ao abandono precoce da arbitragem);
. o Programa de Talentos e Mentores (para o reforço do acompanhamento a um grupo particular de árbitros); 
. o PINAT (criação de um centro de treinos em cada uma das associações distritais; o centro terá um campo de futebol, um preparador-físico, um psicólogo e um técnico de arbitragem). 


Fonte: Mais Futebol

Comentários