FPF sobre nomeação de Pedro Proença

O árbitro português Pedro Proença foi nomeado pela UEFA para o encontro entre Bayern de Munique e Chelsea, da Final da Liga dos Campeões, agendada para o próximo sábado, em Munique, pelas 19h45.

O juíz luso, que será coadjuvado por Bertino Miranda e Ricardo Santos (árbitros assistentes) e Carlos Velasco Carballo, na condição de quarto-árbitro. Os internacionais portugueses Jorge Sousa e Duarte Gomes serão os árbitros assistentes suplementares e Tiago Trigo o árbitro assistente de reserva.

Reconhecimento da qualidade lusa
O Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, mostrou-se satisfeito pela nomeação de Pedro Proença e da sua equipa de arbitragem.

"O Futebol português e a arbitragem nacional receberam, esta quinta-feira, uma noticia que nos enche a todos de alegria e orgulho.

Este é, antes de mais, o reconhecimento, ao mais alto nível, das qualidades de Pedro Proença e daqueles que o têm acompanhado, que terão a oportunidade de dirigir o mais importante jogo entre Clubes da Europa e, certamente, o mais mediatizado do Mundo.

Este é, pois, o momento de dar os parabéns a Pedro Proença e, estender esta congratulação à arbitragem portuguesa que - apesar das constantes criticas internas - continua a dar mostras de vitalidade e qualidade, sendo objecto de admiração internacional."

Um marco histórico
O Presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, Vítor Pereira felicitou o juíz lisboeta e classificou esta nomeação como um marco histórico.

"É um marco histórico para o Futebol Português! Ao fim de 100 anos, é a segunda vez na história da Federação Portuguesa de Futebol que uma equipa de arbitragem é nomeada para a maior competição europeia de clubes, 32 anos depois de uma outra equipa de arbitragem ter apitado a Final da Taça dos Clubes Campeões Europeus. Na altura, o árbitro foi António Garrido.

Será, porventura, um dos momentos mais altos de sempre da história da arbitragem portuguesa, de grande felicidade para o Pedro Proença e para os colegas que, esta época, compuseram a sua equipa em jogos de altíssima responsabilidade. É uma oportunidade única para os adeptos portugueses assistirem a um jogo de uma grande competição, que será dirigido por um compatriota.

As portas internacionais têm sido abertas paulatinamente à nossa arbitragem. Todos os árbitros portugueses, que têm dirigido os jogos internacionais, têm-no feito com uma grande qualidade e isso faz com que o respeito e reconhecimento pela competência dos nossos árbitros aumente. Este vai sendo o resultado lógico desse reconhecimento e, tal como previa, não tardou a haver uma nomeação para uma grande competição.

Foi feita justiça, estamos muito satisfeitos e Pedro Proença estará na final do próximo sábado com todo o mérito", disse.

Fonte: FPF

Comentários