Campanha "Respeito no EURO" lançada


Michel Platini, Presidente da UEFA, a lenda holandesa Clarence Seedorf e o famoso ex-árbitro italiano Pierluigi Collina juntaram forças em Varsóvia, esta quarta-feira, no lançamento da campanha Respeito da UEFA para o UEFA EURO 2012, na Polónia e na Ucrânia.
Respeito, o programa de responsabilidade social da UEFA, foi criado em 2008 e tem como objectivo auxiliar comunidades locais, resolver problemas sociais e desenvolver os conceitos de unidade e respeito por todos os géneros, raças e religiões.
O projecto Respeito para o UEFA EURO 2012 recebeu uma contribuição financeira da UEFA de cerca de três milhões de euros e envolve quatro missões principais: o empenho da UEFA no combate ao racismo (Respeito pela Diversidade), melhoria do acesso a adeptos com deficiências (Respeito pela Inclusão), promoção da saúde através da actividade física (Respeito pela Saúde) e incremento do diálogo intercultural entre adeptos e cidades-sede (Respeito pela Cultura do Adepto)
A UEFA também está a promover o ideal do Respeito no UEFA EURO 2012 através de uma iniciativa de troca de camisolas, na qual diversas estrelas do futebol, incluindo Seedorf e Collina, actuam como embaixadores. Ligando a campanha Respeito com a troca de camisolas, o organismo que tutela o futebol europeu espera fazer uma conexão com jogadores e adeptos, e encorajar toda a gente a fazê-lo como sinal de respeito pela diversidade.
A campanha, destinada a jogadores, dirigentes, adeptos e a uma larga audiência televisiva, terá visibilidade num anúncio de TV de 30 segundos, que passará em todos os países europeus no intervalo dos jogos, nas fan zones e nos ecrãs gigantes dos estádios. Para além disso, a campanha também chegará aos adeptos "online" através de um "site" em nove idiomas.
"É um grande prazer e uma enorme honra participar em conjunto com a UEFA numa campanha tão importante", disse Seedorf. "Sempre promovi estes temas de forma positiva e tentei agir com os valores certos durante a minha carreira. Penso que Respeito é a palavra exacta do que é preciso e o futebol pode ser uma ferramento para ajudar a lutar contra estes problemas."
"Há muitos significados para o respeito, dentro e fora do campo", acrescentou Collina. "Respeito e confiança entre jogadores e árbitros, que facilita o trabalho destes, ou respeito dos jogadores pelos adeptos. Respeito é o único caminho para um futuro brilhante do futebol."
Platini aproveitou a oportunidade para reiterar a política de tolerância zero da UEFA em relação ao racismo, em particular. O presidente da UEFA destacou que, na sequência da aprovação da medida pelo Comité Executivo, os árbitros têm agora o poder de suspender ou terminar um jogo se se verificarem incidentes racistas.

Fonte: UEFA

Comentários

Rui Paiva disse…
Até agora, à excepção do jogo da Grécia, os árbitros tem feito um bom papel. Para quando o Pedro Proença no EURO ?

Não perca Entrevista Exclusiva com Tengarrinha, jogador do Vit.Setubal, formado no FCP e no SLB, que ja teve no Olhanense, Estrela da Amadora e Santa Clara!
Excertos: "Existe grandes diferenças na formação entre o SLB e o FCP" ; "Quando estava no Santa Clara o treinador ia na cantiga dos jogadores" e "Estava à espera de jogar mais em Setúbal

VEJA, COMENTE E PARTILHE !

Abraço e continue o bom trabalho!