Orgulho de Skomina com nomeação para Supertaça Europeia


O árbitro esloveno Damir Skomina continua a realizar um excelente progresso na arbitragem. O jogo desta sexta-feira, entre Chelsea FC, de Hilário, Paulo Ferreira e Raul Meireles, e Club Atlético de Madrid, de Sílvio e Tiago, no Stade Louis II, no Mónaco, a contar para a SuperTaça Europeia, é a inclusão mais recente num currículo prestigiante.
Skomina, os seus auxiliares Primoz Arhar e Matej Žunič, o quarto-árbitro Bojan Ul e os árbitros-auxiliares adicionais Matej Jug e Slavko Vinčič, aguardam com expectativa pelo jogo que assinala o início da época 2012/13 das competições europeias de clubes.
O árbitro de 36 anos, natural de Koper, na costa eslovena, perto da fronteira italiana, é internacional desde 2003. Foi quarto-árbitro em duas finais de jovens, a começar pelo Campeonato da Europa Sub-17 de 2003, entre Portugal e Espanha, em Viseu, seguindo-se a final Sub-19, entre Inglaterra e França, em Belfast, em 2005.
Desde então subiu gradualmente na arbitragem, contabilizando a final do Campeonato da Europa Sub-21 de 2007, vários jogos da UEFA Champions League e da UEFA Europa League, e dois jogos no UEFA EURO 2012, este Verão, entre os seus compromissos mais importantes.
Na época passada, Skomina dirigiu um jogo no "play-off" da UEFA Champions League, três da fase de grupos, um nos oitavos-de-final e a segunda mão dos quartos-de-final, entre Chelsea e SL Benfica.
Também dirigiu dois jogos da UEFA Europa League, incluindo a segunda mão das meias-finais, entre Valencia CF e Atlético. No UEFA EURO 2012, apitou dois encontros da fase de grupos, entre Holanda e Dinamarca e Suécia e Inglaterra, bem como o confronto entre Alemanha e Grécia, nos quartos-de-final.
"É um prazer e uma grande honra para mim", disse Skomina ao UEFA.com, depois do anúncio da sua nomeação para a SuperTaça Europeia. "É um dos pontos-altos na minha carreira. Estou muito orgulhoso."
Skomina começou a arbitrar em 1992, aos 16 anos. "Na altura jogava futebol, mas devido a alguns problemas de saúde os médicos disseram-me que era melhor parar. Quando tinha quase 22 anos, disseram-me que podia voltar a jogar, mas era demasiado tarde. Continuei como árbitro!"
Skomina escolheu a arbitragem para permanecer leal ao futebol e diz que não tinha objectivos concretos para ascender na carreira de árbitro, mas rapidamente se tornou evidente que, dadas as suas qualidades, o reconhecimento internacional não demoraria.
"O mais importante para mim é que estou em boa forma física", diz Skomina, à medida que se prepara para o grande jogo de sexta-feira. "Psicologicamente é muito importante para mim estar concentrado, ser capaz de estar calmo durante os 90 minutos, para que, mentalmente, possa estar preparado para tomar uma decisão. É importante para os árbitros terem o controlo do jogo a qualquer altura."
Skomina e a sua equipa vão preparar-se de forma normal antes do jogo no Mónaco. "Tentamos estar o mais relaxados possível quando estamos no balneário. Temos uma selecção musical que nos agrada." Reunir força mental através de motivação mútua mantém Skomina e os seus colegas totalmente concentrados na tarefa que se avizinha. "É essencial que as nossas mentes estejam limpas", explicou.
A SuperTaça Europeia é o mais recente passo num excelente percurso na arbitragem para Damir Skomina, mas mantém os pés bem assentes no chão e modéstia. "Devo dizer que apenas penso ano a ano. Não tenho projectos a longo prazo", disse. "Apenas tento concentrar-me no próximo jogo e não pensar muito no futuro próximo, porque nunca se sabe o que pode acontecer."

Fonte: UEFA

Comentários