Vítor Pereira anuncia Academia de Arbitragem em Abril

Vítor Pereira, presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, anunciou nesta terça-feira, durante a entrega das insígnias da FIFA, que o mês de abril marcará o arranque da Academia da Arbitragem.

«É com enorme alegria que anuncio para breve, para abril, a tomada de posse da Academia da Arbitragem. Não será um gabinete fechado no seio da FPF, mas antes um órgão do Conselho de Arbitragem, aberto e disponível, para dotar a federação de uma oferta formativa abrangente. Um antigo sonho de muitos, agora concretizado», afirmou.

Um projeto que visa promover a formação de novos árbitros, uma das bandeiras eleitorais desta direção da Federação Portuguesa de Futebol, e que conta com o apoio da APAF. 

«Vai trazer mais formação e mais condições de trabalho. Não só para os profissionais, mas também para os campeonatos nacionais. Será muito benéfico», explicou José Gomes, presidente da APAF e agora também árbitro internacional de futebol de praia.

O presidente da FPF falou também do «trabalho profundo de captação e formação de novos valores» da arbitragem, mas recordou também outras bandeiras eleitorais. «A credibilização da arbitragem e da justiça desportiva foram pontos centrais do programa», lembrou Fernando Gomes, que deixou um voto de confiança no trabalho de Vítor Pereira, «tantas vezes incompreendido».

O líder federativo destacou ainda o contributo para a profissionalização dos árbitros, através dos grupos de trabalho criados, assim como outras reuniões em que o organismo tem participado, e reiterou a disponibilidade da FPF para «admitir o reforço do recurso às tecnologias, no sentido de ajudar os árbitros a desempenhar a sua indispensável função cada vez melhor». «Estamos pois atentos às primeiras experiências que a FIFA autorizou nesse campo onde podemos ser parceiros ativos nos necessários estudos regulamentares e financeiros que se seguirão, pois a introdução de novas tecnologias na arbitragem não pode colocar em risco a fluidez e a essência do jogo que continua a apaixonar tantos milhões em todo o mundo», reforçou.

Fonte: Mais Futebol

Comentários