AF Braga critica processo de classificação dos árbitros


O Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Braga assumiu esta sexta-feira «profundo desagrado» pela forma como estão organizadas as classificações finais de árbitros e árbitros assistentes das competições profissionais, em relação à época 2012/13. Em comunicado, a AF Braga exige «uma revisão» das notas e a correção dos «erros».
Eis o comunicado integral, enviado às redações:

«O Conselho de Arbitragem da AF Braga manifesta publicamente o seu profundo desagrado pela forma como o Conselho de Arbitragem da FPF geriu o processo classificativo durante a época 2012/2013 dos seus árbitros e árbitros assistentes nacionais que atuam no âmbito das competições profissionais.
O processo classificativo, enferma de várias irregularidades, desde a inexistência de um comportamento de igualdade na atribuição dos graus de dificuldade de jogos, árbitros com um grau diferente dos árbitros assistentes no mesmo jogo, não há atribuição de grau de dificuldade em jogos de capital importância em contraponto com outros considerados normais. A ausência de um critério de equidade na formulação da média, visto que os árbitros e os árbitros assistentes com mais jogos, mesmo com notas superiores, ficaram atrás dos que tiveram notas inferiores e menos jogos.
O mérito da competência e dedicação à arbitragem traduziu-se por mais jogos, que depois os penalizaram na classificação final. Esta situação é contra-natura com os objectivos divulgados pelo Conselho de Arbitragem da FPF.
Há árbitros e árbitros assistentes com recursos pendentes e que ainda poderão ter mais uma instância de recurso, o plenário do C.A. da FPF e foram classificados sem a decisão do recurso.
Por tudo isto, estas classificações não correspondem à realidade do desempenho de cada um.
O Conselho de Arbitragem da AF Braga exige que rapidamente seja implementado um processo de revisão de todo o processo classificativo, com transparência, para a valorização da Arbitragem Portuguesa
A AF Braga tem feito um investimento com muito esforço numa conjuntura económica difícil, numa aposta clara na valorização dos seus árbitros, dotando-os de melhores condições para que evoluam na sua carreira. Temos Centros de Treino com preparadores físicos, técnicos de arbitragem, fisioterapeutas, enfermeiros e psicólogo. Este investimento não pode ser desperdiçado.
O Conselho de Arbitragem da AF Braga é e será sempre intransigente na defesa dos elementos desta fantástica equipa e não aceita este tipo de procedimentos na gestão da arbitragem. Estaremos sempre com todos os que lutam pela valorização e dignificação da arbitragem, daí o nosso lema “A Arbitragem no Trilho da Competência…a Caminho da Excelência”.»

Fonte: Zerozero

Comentários