Artur Soares Dias: «Cada vez que entro em campo sei que vou errar»

Artur Soares Dias, um dos árbitros internacionais portugueses, deu segunda-feira uma palestra no Núcleo de Árbitros Fernando Guerra, no Porto. Perante um auditório cheio, com a presença de uma centena de árbitros e outros técnicos relacionados com o sector, o árbitro do Porto falou sobre "gestão do jogo", tendo revelado a forma como aborda com a sua equipa cada partida.

Para o promissor árbitro que tem sido aposta da UEFA, gerir um jogo "é gerir os homens". Artur Soares defendeu que nos jogos grandes é importante "um árbitro aparecer cedo", de forma a mostrar aos jogadores "que está ali". Soares Dias definiu quatro momentos cruciais de cada jogo para a gestão de um árbitro: a importância do primeiro apito; os últimos cinco minutos da 1.ª parte; os primeiros cinco minutos da 2.ª parte; e inteligência.

Questionado por Record sobre se é possível desculpar um erro grave de um árbitro comparando-o com os erros dos treinadores e dos jogadores, Soares Dias disse ainda: "Não é a melhor maneira de valorizar o espetáculo e a mim não me interessa focar o erros mas sim o espetáculo". Para ainda confessar: "Antes de entrar em campo digo sempre à minha equipa que já sei que vou errar e estou preparado para isso".

A propósito de erros, Soares Dias falou ainda de um célebre Sp. Braga-V.Guimarães de que resultaram muitas queixas dos vitorianas: "Foi o melhor jogo da minha carreira pois foi também uma lição para mim e nunca mais aconteceu uma situação daquelas".

Soares Dias abordou também várias situações relativas ao último FC Porto-Sporting que apitou, jogo no qual, revelou, teve uma nota superior a 3.4.

Fonte: Record

Comentários