Carlos Esteves: «Querem crucificar Duarte Gomes»


A contestação de sentido único à arbitragem de Duarte Gomes no Benfica-Sporting do passado sábado, a contar para a Taça de Portugal, mantém-se por parte dos dirigentes do clube de Alvalade. Falta a análise técnica dessa atuação do árbitro. Carlos Esteves, presidente do conselho de arbitragem da Associação de Futebol de Lisboa, entrevistado pelo jornalista Nuno Matos da Antena 1, não tem dúvidas: “Duarte Gomes esteve bem e dava-lhe nota positiva”.

O Sporting contesta um hipotético fora-de-jogo não assinalado ao Benfica e duas supostas grandes penalidades não marcadas por infrações de Luisão e André Almeida.

Carlos Esteves líder da arbitragem lisboeta e ex-presidente da arbitragem da federação faz a análise destes “casos”: “O fora-de-jogo só mesmo na televisão e mesmo assim… na suposta grande penalidade de Luisão o futebolista não vê o jogador do Sporting que vem de trás dele… o braço de André Almeida admito que o árbitro não está bem colocado e por essa razão não vê o movimento do braço”.

Analisados os lances Carlos Esteves sem reticências avalia o trabalho do árbitro: “A nota que dava a Duarte Gomes nunca era inferior a 3. Esteve sempre bem colocado, acompanhou bem os lances, apitou e advertiu bem os jogadores quando foi preciso fazê-lo. Para mim a única falha foi por não ter visto o braço na bola”.

O dirigente dos árbitros lisboetas sintetiza desta forma a atuação do juiz de campo: “Esteve bem. Teve uma falha ou outra mas não vejo que tenha havido prejuízo para o Sporting ou benefício para o Benfica. No cômputo geral esteve bem”.

Carlos Esteves vê as reações ao trabalho do árbitro de outro ângulo: “Querem crucificar um homem que fez uma boa arbitragem, só tem possivelmente um erro porque não viu o lance como nós vimos na televisão”.

Tudo o resto que se tem dito visa, na opinião do dirigente, desculpar erros e insuficiências, como por exemplo, uma derrota que não se desejava e um falhanço do guarda-redes, também ele próprio do jogo.

Na opinião do ex-árbitro as criticas não tem razão de ser: “Não foi por aí que o Sporting não ganhou ou foi eliminado. A verdade é que o Benfica marcou 4 golos e o Sporting 3. O resto sucede como muitas vezes acontece ao contrário. São falhas naturais”, disse a concluir.

Fonte: RTP

Comentários