Profissionalização começa hoje com nove árbitros pagos pela FPF


A profissionalização dos árbitros é uma realidade a partir desta sexta-feira, «um dia histórico», como classificou Vítor Pereira, presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), antes de anunciar os nomes dos nove árbitros [confira na galeria] que vão integrar esta primeira fase que vai decorrer até ao final da presente temporada.

Pedro Proença, Olegário Benquerença, Duarte Gomes, Jorge Sousa, Carlos Xistra, Artur Soares Dias, João Capela, Hugo Miguel e Marco Ferreira foram os internacionais eleitos para o novo modelo para a arbitragem que vai ser ajustado nas próximas duas temporadas. «É um dia histórico. Isto vai diminuir o erro da arbitragem em Portugal mas não o vai erradicar», destacou Vítor Pereira, em conferência de imprensa na sede da FPF.

Os árbitros vão ser remunerados, em regime de prestação de serviços [recibo verde], com 2.500 euros mensais, mais, como já estava a acontecer, prémios de jogo e patrocínios das camisolas.

O modo e avaliação dos árbitros será idêntico ao que é feito no presente.

O modelo será ajustado na próxima época, com o número de árbitros a subir para 12/14 juízes, com um ordenado fixo escalonado em três grupos [G1, G2 e G3], mais prémio de jogo e bónus de desempenho determinado por critérios técnicos.

Em 2014/14 entrarão também já 10 árbitros assistentes com insígnias FIFA.

Em 2015/16, o Conselho de Arbitragem prevê que o número de árbitros suba para 18/20 profissionais, numa estrutura que manerá os dez árbitros assistentes.

Fonte: Mais Futebol

Comentários