Profissionalização: Dia 0 para os 9 árbitros profissionais

O dia com que muitos sonharam chegou finalmente. Pese embora que não tenha sido já com tudo o que provavelmente se idealizou –, afinal, trata-se de algo complexo –, a profissionalização dos árbitros, uma das bandeiras dos últimos anos do futebol nacional, começou ontem.


Divididos em dois polos, 9 árbitros (4 no norte e os restantes 5 no sul) terão a partir de agora duas sessões de treino semanais. A secção mais a norte trabalhará no Centro de Estágio da Maia, enquanto os do sul irão operar no Monte da Galega, na Amadora, que em tempos foi um complexo muito utilizado peloEstrela, carismático clube da Grande Lisboa e, de resto, era já a base habitual dos juízes do apito durante os muitos estágios promovidos pela Federação e a Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF).


Foi justamente o presidente desta última, José Gomes, que falou a Record sobre o primeiro dia, dedicado exclusivamente a questões logísticas e de explicação das metodologias. “Podemos dizer que hoje [ontem] serviu para alinhavar alguns aspetos importantes e comunicar aos árbitros questões de coordenação e aquilo que se pretende. Estava já previsto que seria assim”, explicou, acrescentando que questões técnicas, como, por exemplo, os equipamentos, também já foram tratadas. Aliás, este primeiro treino, que acabou por ser mais uma espécie de “briefing”, podia ter já começado a sério, segundo José Gomes. “Os árbitros teriam todas as condições para trabalharem com normalidade. É claro que há arestas a limar, mas isso haverá sempre. Estaremos constantemente a melhorar o projeto.”


Operação


Os árbitros escolhidos trabalharão nas bases duas vezes por semana, maioritariamente às 3.ª e 5.ª feiras. Amanhã, o grosso dos juízes estará em jogos internacionais e o arranque “a sério” será só na semana que vem, pelo que ontem foi quase como um dia zero. A divisão pelos locais deve-se à proveniência dos próprios árbitros. Para já serão duas sessões semanais e, em breve, passar-se-á para quatro. As sessões serão das 14 às 18 horas, com uma primeira parte teórica e outra de treino físico no campo.

Fonte: Record

Comentários