Rosa Santos: "Já no meu tempo lutávamos pela profissionalização"


Antigo árbitro internacional concorda com o modelo apresentado mas considera que poderia ter chegado mais cedo. "Antigos árbitros andaram a subsidiar o futebol", sublinha Rosa Santos.
Rosa Santos, antigo árbitro internacional, mostra-se a favor da profissionalização do sector mas considera, ao mesmo tempo, que a medida chega já tarde ao futebol nacional.
Horas depois da oficialização da profissionalização dos juízes, o ex-árbitro recorda com saudosismo e profundo sentido crítico o facto da classe, na altura em que estava no activo, já batalhar pelos mesmos direitos do contexto actual.
"Já no meu tempo lutávamos pelas competições. Os antigos árbitros andaram a subsidiar o futebol: pagávamos viagens, pagávamos aos assistentes, pagávamos as refeições e tudo com os quatro mil escudos que recebíamos. Já no meu tempo lutámos por isto, por melhores condições, que só chegam agora", sustenta Rosa Santos, em entrevista a Bola Branca.
Hoje com 68 anos - retirou-se em 1992 - o antigo juiz, natural de Beja, pede agora castigos para os árbitros que falhem.
"Há que não ter medo de 'eliminar' os árbitros que não estejam à altura. É, actualmente, o grande problema da arbitragem portuguesa. Os jogadores que erram também são castigados. Há que ter categoria para ocupar certos lugares porque alguns árbitros já são muito bem pagos", conclui.
Fonte: RR

Comentários