«Derby mexeu com a família Duarte Gomes» - José Gomes


O presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) lamenta a pressão que é exercida sobre os profissionais do setor e recorda o impacto que último derby entre Benfica e Sporting para a Taça de Portugal teve em Duarte Gomes. 

«Não é durante o jogo que o árbitro se sente mais incomodado com isso (pressão). É durante a semana após o jogo. A semana após o derby que o Duarte Gomes arbitrou mexeu com a família dele e isso é que incomoda os árbitros. Não consigo perceber como é que dirigentes do futebol, cada vez que há um erro, acham que é premeditado ou intencional. Isso não cabe na cabeça de ninguém», disse José Gomes em declarações à Renascença.

O dirigente assegura, porém, que o árbitro que for nomeado para o Sporting-FC Porto do próximo domingo, para a Taça da Liga, entrará em campo alheado das críticas: «A crítica é constante. Eles (os árbitros) sabem que, se errarem, no dia seguinte vai estar toda a gente atrás deles. Muitos deles deixaram de ver certo tipo de programas ligados ao futebol e ler jornais para estarem aliviados e não terem que pensar que um presidente de um clube anda em guerra com o presidente de outro clube.»

As críticas de Bruno de Carvalho, presidente do Sporting, à arbitragem de Manuel Mota após o último jogo com o Nacional não vão, por isso, «interferir em nada»: «O árbitro que for escalonado para esse jogo estará simplesmente concentrado na tarefa que tem de desempenhar. Nenhum árbitro gosta de errar, muito menos nestes jogos mediáticos que têm uma exposição enorme.»


Fonte: A Bola

Comentários