FPF vai apoiar centro de treinos dos árbitros da AF Bragança

O centro de treinos dos árbitros da Associação de Futebol de Bragança (AFB) vai ser patrocinado pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), a garantia foi deixada por Vítor Pereira, presidente do Conselho de Arbitragem da FPF, na visita a Bragança na passada sexta-feira.


“Vamos criar um programa que vise ter os centros de treinos patrocinados pela Federação. A A.F.Bragança ainda não tem esse patrocínio e queremos que no início da próxima época isso aconteça”, garante.


A novidade deixa Humberto Anes, presidente do Conselho de Arbitragem da AFB, agradado. “Temos que nos sentir satisfeitos com esta promessa pois acredito que o presidente Vítor Pereira vai cumprir. Todas as ajudas são bem-vindas”, refere Humberto Anes. 


A visita de Vítor Pereira inseriu-se no Programa Nacional de Recrutamento e Retenção de árbitros, duas problemáticas identificadas na maioria das associações de futebol do país.


Depois do diagnóstico a Federação Portuguesa de Futebol vai criar um conjunto de medidas para recrutamento e evitar que os árbitros abandonem precocemente a arbitragem. 


A Associação de Futebol de Bragança é das poucas do país que tem árbitros suficientes para arbitrar todos os jogos, desde as camadas jovens aos seniores. Este é um dos pressupostos da FIFA ter um trio de arbitragem credenciado para os jogos.


Humberto Anes realça a aposta do Conselho de Arbitragem da AFB nos últimos anos na formação de árbitros. “Temos apostado bastante na formação e a prova disso é que não nos faltam árbitros. Está a decorrer um curso que conta com 21 futuros árbitros. Estamos satisfeitos com o facto”.

Com quatro árbitros de futebol nos quadros nacionais o objectivo da AFB é colocar um árbitro na Liga Profissional.


Vítor Pereira diz que depende “do trabalho de cada árbitro”, conclui o presidente do Conselho de Arbitragem da FPF.

Fonte: Jornal Nordeste

Comentários