Profissionalização aumenta motivação dos jovens

A profissionalização da arbitragem portuguesa vai seduzir mais jovens para a atividade. A convicção é de Vítor Pereira, presidente do Conselho de Arbitragem da FPF
Em declarações aos jornalistas à margem de uma reunião com o Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Bragança, Vítor Pereira disse que "a profissionalização vai aumentar os fatores motivacionais de adesão à atividade, vai criar motivações nos pressupostos de desenvolvimento de carreiras".

"Estamos convencidos que o recrutamento vai aumentar, tal como a motivação numa segunda fase, que é nos processos de passagem dos conselhos distritais para a Federação vai ser ainda mais entusiasmante. Desse ponto de vista, a profissionalização vai ser um fator facilitador da arbitragem das associações distritais", explicou.

Reuniões como as de ontem servem para, fazer um "diagnóstico na primeira fase" e encontrar "soluções numa segunda, para aumentar o recrutamento e fazer com que os árbitros não abandonem precocemente a atividade, sobretudo na percentagem elevada com que tem acontecido até aqui", sublinhou Vítor Pereira.

O líder da arbitragem nacional explicou ainda que, no recrutamento de mais árbitros, a estratégia passa pelos escalões etários mais baixos. "Vamos utilizar o Desporto Escolar. Também os escalões jovens, de sub-13 aos sub-17, para além de outras iniciativas, como o boca a boca", admitiu.

E apesar de a profissionalização já ter arrancado, Vítor Pereira frisa que a arbitragem "é como uma árvore, que demora a crescer e a dar frutos", pelo que, para já, ainda é cedo para falar em melhorias. Mas uma coisa é certa, vai-se "passar de 176 horas de trabalho anual para mais de 700, o que só por si, essa melhoria irá ser notória".

Fonte: O Jogo

Comentários