Liga: Acerto nas decisões de penáltis passa 90 por cento

Os lances dentro da área de penálti que motivam discussão sobre pontapés de penáltis em jogos da 1ª Liga são bem decididos em 91 por cento das vezes. 

Estes são os dados do Conselho de Arbitragem (CA) e que foram apresentados por José Fontelas Gomes, presidente do organismo, aos 24 árbitros da primeira categoria, no terceiro momento de reflexão desta temporada, que decorreu ontem no Estádio Municipal da Maia.

Analisando todos os jogos das duas competições profissionais até agora, os técnicos do Conselho de Arbitragem concluíram que 83 por cento dos lances na grande área - sejam eles assinalados ou não - foram bem decididos até agora. Olhando apenas para os encontros do principal escalão, a taxa de erro é de apenas 9 por cento.Também os cartões foram motivo de diálogo. Neste caso, a percentagem de acerto dos árbitros (em jogos das duas Ligas) chegou aos 90 por cento nos amarelos e aos 80 por cento nos vermelhos.

As contas foram feitas por ex-árbitros internacionais e ex-observadores de primeira categoria, que visionaram todos os jogos das provas profissionais. Os da 1ª Liga têm transmissão em direto na TV, os da 2ª Liga que não passam na TV são gravados com duas câmaras para que sejam depois analisados. Os elementos do CA são os únicos no futebol português que observam todas as partidas sem exceção e não se limitam ao que passa na televisão.

A discussão também visou uniformizar os critérios dos árbitros, sobretudo em lances cruciais num jogo. Isto é: perante determinadas situações (como entradas de pé alto ou protestos de jogadores), como devem eles atuar.

Fonte: Record

Comentários