Opinião: O bichinho da arbitragem

por Adriana Correia (ex-árbitra)

Para quem não me conhece, fui árbitra de futebol durante 11 anos. Tirei o curso com 14 anos e até 2014 exerci esta função (com algumas lesões pelo meio).
É uma atividade/hobbie muito polémico, com muitos poucos fãs e apoiantes.
Aqui vai o que vos posso dizer por experiência própria: tudo o que sou hoje devo-o em grande parte à arbitragem!
Para além da minha (excelente) educação por parte dos meus pais, grande parte da minha responsabilidade, atitude e postura ganhei com a arbitragem.
Podem pensar: "ah que parvoíce, mas os árbitros não fazem nada, isso é ridículo". 
Não é!
A arbitragem consiste sobretudo em gerir pessoas. Em lidarmos com elas. Em poder exercer poderes com contenção. Em usarmos o bom senso.
Não são estas características essenciais para a nossa sociedade? Na minha opinião, são!
Sobre esta (grande) parte da minha vida ainda muito tenho para contar. Mas não tenho dúvidas (e quem é árbitro tem essa noção) de que a arbitragem (seja de que desporto for) é uma excelente base de formação escolar.... Para a vida.
Acham ridículo? Não é! E vou-vos explicando porquê... E mesmo assim se calhar não vão entender. Para perceberem teriam possivelmente de passar pela atividade... Mas acreditem em mim!
E porque não implementar uma disciplina de base escolar em que os alunos, em vez de terem "educação cívica" (não sei se ainda existe), em que fazem trabalhos sem conclusões nenhumas, tivessem uma disciplina que lhes concedesse responsabilidade, coordenação, gestão emocional, condição física e tantas outras capacidades necessárias para o dia a dia?
Pensem só um bocadinho nisto...

Fonte: Blog "Just Get a Better World"

Comentários