Árbitros em preparação para o Euro 2008

O grupo de árbitros e árbitros assistentes é considerada a 17º equipa presente num Campeonato da Europa. Consequentemente, a UEFA produz todos os esforços para assegurar que os árbitros responsáveis por dirigir os encontros na fase final estão totalmente preparados para cumprir os seus deveres no maior evento europeu de selecções.
Workshop de preparação
Na próxima semana, as 12 equipas de arbitragem escolhidas - cada uma composta por um árbitro e dois assistentes - e os oito especialmente designados como quarto-árbitros vão reunir-se em Regensburg, perto de Zurique, para um "workshop" obrigatório de preparação para a fase final do UEFA EURO 2008™, que decorrerá na Áustria e Suíça no próximo Verão.
Teste físico
O "workshop" vai decorrer no Hotel Mövenpick, em Regensdorf, que servirá de quartel-general para as equipas de arbitragem durante o UEFA EURO 2008TM. No decorrer da formação, as 12 equipas de árbitros seleccionadas vão realizar um teste físico e receberão instruções técnicas específicas com vista à fase final do torneio, que terá lugar entre 7 e 29 de Junho, em oito cidades anfitriãs: Innsbruck, Klagenfurt, Salzburgo e Viena, na Áustria, e Basileia, Berna, Genebra e Zurique, na Suíça.
Altas exigências
O teste físico - conduzido pelo preparador físico de árbitros da UEFA Werner Helsen - vai ser duro, desenhado para confirmar que os árbitros e árbitros assistentes têm os índices físicos para enfrentar as exigências que vão ter sobre si durante um mês de Junho de intensa pressão. A UEFA espera que os seus árbitros sejam atletas bem treinados física e mentalmente, capazes de acompanhar a velocidade dos principais futebolistas até aos últimos instantes dos encontros.
Força mental
Para além disso, o curso vai servir para dar aos árbitros instruções e conselhos sobre a preparação mental para o torneio - um aspecto que se tornou crucial para os árbitros de hoje, dada a alta velocidade e o que está em jogo num encontro de futebol.
Sessão de treino
Terá ainda lugar uma sessão de treino que será aberta aos órgãos de comunicação social, na manhã de quinta-feira, 17 de Abril, que se iniciará com uma fotografia de grupo às 8h00 (Portugal Continental), no Sportzentrum Wisacher, em Regensdorf, a três minutos do hotel. Em seguida será levada a cabo uma conferência de imprensa, pelas 10h00, no Hotel Mövenpick, que contará com a presença dos árbitros e dos membros do Comité de Arbitragem da UEFA, entre eles o seu dirigente máximo, Angel María Villar Llona. Depois, os árbitros receberão o seu relógio oficial
Hublot, que utilizarão durante a competição.
in: UEFA.COM

Comentários