Árbitros presentes no Euro 2008


A UEFA anunciou os nomes dos árbitros e assistentes que irão marcar presença na fase final do UEFA EURO 2008™, que terá lugar na Áustria e Suíça, no próximo Verão. O internacional português Olegário Benquerença será um dos quartos-árbitros na prova.


Equipas de arbitragem

O Comité de Arbitragem escolheu um grupo composto por 12 árbitros, 24 assistentes (além de oito quartos-árbitros), que irão orientar os 31 jogos da fase final do UEFA EURO 2008™ entre 7 e 29 de Junho de 2008. Os trios de arbitragem serão compostos por juízes da mesma nacionalidade, habituados a trabalhar em equipa em diversos encontros das competições europeias, especialmente na UEFA Champions League ao longo da última temporada. A UEFA opta assim por equipas fixas, convicta de que a experiência adquirida em conjunto é fundamental para um bom desempenho.

"Os melhores da actualidade"
"É sempre difícil escolher a lista final de árbitros para uma competição como a fase final do Campeonato da Europa", referiu Angel María Villar Llona, responsável pelo Comité de Arbitragem da UEFA. "Contudo, estes árbitros estão actualmente entre os melhores em actividade e merecem inteiramente esta oportunidade. A ideia de nomear trios oriundos do mesmo país começou no UEFA EURO 2004™, pois permite aos árbitros trabalhar em conjunto nas provas nacionais e da UEFA durante largos períodos de tempo antes do torneio", acrescentou. "Desejamos-lhes a melhor sorte nos jogos do UEFA EURO 2008™".

Sistema de comunicação
A UEFA revelou igualmente que irá autorizar a utilização do dispositivo de comunicação auricular entre os árbitros no UEFA EURO 2008™, que já é usado ao mais alto nível nos jogos das provas europeias. O sistema, referiu a UEFA, "deverá facilitar a comunicação rápida e eficiente".

Seminário preparatório
Os 44 árbitros escolhidos para o UEFA EURO 2008™ vão começar agora a respectiva preparação para a prova. Para tal, irão participar num seminário preparatório que decorrerá entre 14 e 17 de Abril do próximo ano no Hotel Mövenpick, em Regensdorf, na Suíça. Esta unidade hoteleira servirá, a partir de 3 de Junho, de quartel-general das equipas de arbitragem presentes no UEFA EURO 2008™. A partir do dia 26 do referido mês, os juízes ainda envolvidos nos encontros da fase final mudar-se-ão para o Hotel Renaissance Penta, em Viena, na Áustria.

Lesões
Durante a fase final, qualquer árbitro que se lesione será substituído pelo quarto árbitro escalado para o desafio, enquanto os árbitros assistentes serão substituídos por um quinto que sairá da lista de nomes que não dirijam qualquer partida nesse dia. "Os árbitros continuarão a apitar encontros das competições europeias de clubes, mas não serão nomeados para qualquer amigável que envolva uma das 16 selecções qualificadas para o torneio", adiantou a UEFA. O apoio às equipas de arbitragem inclui um fisioterapeuta, um médico e um preparador físico, que desenvolverá um programa específico para a prova.

Árbitros do Euro 2008


in: uefa.com

Comentários