UEFA trabalha psicologia na arbitragem

O psicólogo português João Nuno Pacheco participou recentemente na Suíça num encontro destinado à preparação do manual de psicólogos de futebol.Entre os dias 4 e 6 de Abril, realizou-se na sede da UEFA em Nyon, na Suíça, um encontro de psicólogos convocados pela UEFA.Este evento teve como representante oficial Yvan Cornu (Presidente do Comité de arbitragem da UEFA), foi coordenado por Mattia Piffaretti (psicólogo da UEFA) e contou com a participação dos seguintes psicólogos das Federações de Futebol dos respectivos países, T.A. Egeland, (Noruega), J. Brouwers (Bélgica), I. Maynard e C. Mahoney(Inglaterra), L. Kirsanova (Rússia), João Nuno Pacheco(Portugal).
Este grupo reuniu-se pela segunda vez e a sessão de trabalho teve como objectivos:
1. Definir os conteúdos do Manual de Psicologia da Arbitragem para árbitros e responsáveis dos Conselhos de Arbitragem das Federações Nacionais.
2. Construir um primeiro esboço dos capítulos do Manual.
3. Definir o perfil do Psicólogo UEFA.
4. Definir responsabilidades para a escrita e edição dos capítulos do Manual.


in: lpfp.pt

Comentários

Anónimo disse…
boa noite; sou psicologo clinico e da saude a trabalhar numa instituição de saude, e para alem de jogador de futebol durante 15 anos, sempre desejei trabalhar como psicologo na area do desporto.contudo em portugal nunca percebi como contratam e se selecionam psicologos para equipas profissionais e selecção..... nem como, licenciados e desporto com mestrados em psicologia do desporto, se podem denominar psicologos do desporto??!!! actualmente escrevo com regularidade artigos de revisao cientifica nesta area, para um jornal regional.
Deste modo é com bons olhos que se fala no manual de psicologia e arbitragem. bem haja ....