Collina em palestra à nossa selecção

O antigo árbitro Pierluigi Collina esteve reunido esta terça-feira com a selecção portuguesa no hotel onde a comitiva lusa está hospedada, na cidade suíça de Neuchâtel. O italiano esteve a esclarecer os jogadores na qualidade de membro do Comité de Arbitragem da UEFA sobre questões de "fair-play" e sobre situações que devem ser evitadas durante o UEFA EURO 2008™.
Jogadores caídos no terreno
O encontro durou cerca de uma hora e foram prestados alguns esclarecimentos de cariz técnico. Um deles prendeu-se com o procedimento que deve ser tomado pelas equipas quando um jogador está caído no relvado. "É uma mensagem que deve ser passada para o interior das equipas, mas é importante que as pessoas no exterior saibam que não é obrigatório a uma equipa que, por ver um adversário ou um colega caído no terreno, ponha a bola fora. É uma decisão das equipas", disse o assessor de imprensa da Federação Portuguesa de Futebol, Onofre Costa, aos jornalistas, à entrada do hotel, referindo que a selecção portuguesa, decidirá o que fazer caso a caso.
Situações a evitar
O antigo árbitro italiano passou ainda a mensagem sobre incidentes que devem ser evitados durante as partidas. "Esteve a falar com os jogadores sobre algumas situações relativas a entradas mais duras, situações de agarrão, situações que a UEFA quer passar a todas as equipas que devem evitar o mais possível", apontou. Collina apelou também ao desportivismo dentro das quatro linhas. "Foi uma conversa normal e pôs-se à disposição, naturalmente, para esclarecer dúvidas dos jogadores e dos elementos da equipa técnica que estavam presentes", salientou Onofre Costa.
Esclarecimentos para todas as selecções
Collina já havia visitado a selecção italiana antes desta palestra com a turma portuguesa, mas estão previstos encontros semelhantes entre outros membros do Comité de Arbitragem da UEFA e as restantes equipas presentes na Suíça e na Áustria, que vão disputar o torneio.

in: UEFA

Comentários