Bo Larsen na Supertaça Europeia

O dinamarquês Claus Bo Larsen foi escolhido para dirigir o encontro da SuperTaça Europeia entre o Manchester United FC e o FC Zenit St. Petersburg, que vai ter lugar no Stade Louis II, no Mónaco. O árbitro de 42 anos será acompanhado pelos árbitros assistentes e compatriotas Henrik Sonderby e Anders Norrestrand, enquanto Nicolai Vollquartz vai desempenhar as funções de quarto árbitro.
Início precoce
Nascido em Odense, a 28 de Outubro de 1965, Larsen arbitrou o seu primeiro encontro aos 16 anos, estreou-se na primeira divisão dinamarquesa em 1991 e recebeu as insígnias da FIFA em 1996. Ganhou experiência internacional a arbitrar jogos de apuramento para as competições dos escalões jovens e dirigiu jogos de todas as competições da UEFA, incluindo a extinta Taça dos Vencedores das Taças.
Habituado aos grandes jogos
Em 1998, dirigiu a final da Taça da Dinamarca entre o Brøndby IF e o FC København, sendo que no Verão seguinte esteve presente na Nigéria para arbitrar no Campeonato do Mundo de Sub-20. Este funcionário alfandegário, que também é um entusiástico jogador de ténis de mesa, marcou presença nos Jogos Olímpicos de Atenas e foi escolhido para dirigir um importante encontro da época 2004/05, mais concretamente a meia-final da Taça UEFA entre o AZ Alkmaar e o Sporting. Larsen, que é casado e pai de três filhos, manteve uma intensa actividade na época seguinte, tendo estado presente em Montevideu para dirigir o jogo de "play-off" de apuramento para o Campeonato do Mundo entre o Uruguai e a Austrália. Desde então, passou a ser presença habitual na UEFA Champions League, na Taça UEFA e no apuramento para o UEFA EURO 2008™.
Longa carreira
Com mais de sessenta jogos internacionais arbitrados ao longo da sua carreira, Claus Bo Larsen dirigiu três partidas da fase de grupos da última edição da UEFA Champions League e também esteve presente no encontro da primeira mão dos oitavos-de-final, entre o Arsenal FC e o AC Milan, assim como na primeira mão dos quartos-de-final, entre o Fenerbahçe SK e o Chelsea FC. O jogo de sexta-feira no Mónaco será a segunda visita de Larsen ao principado, pois, em 2004/05, o dinamarquês dirigiu o encontro da fase de grupos da UEFA Champions League, entre o AS Monaco FC e o Liverpool FC.
Jogos do Manchester
Esta será a terceira vez que Larsen vai dirigir um jogo do Manchester United. Em Março de 2003, o juiz teve a seu cargo o encontro entre os ingleses e o FC Basel 1893, a contar para a UEFA Champions League, antes de regressar a Old Trafford em Novembro do ano passado, para arbitrar o jogo entre o United e o Sporting, num ano em que a equipa de Cristiano Ronaldo e Nani conquistou o troféu. Em contraste, este será o primeiro encontro de Larsen com o Zenit. Na única deslocação que fez à Rússia, o dinamarquês dirigiu o jogo da fase de grupos da UEFA Champions League de 2006/07, entre o FC Spartak Moskva e o FC Internazionale Milano.
in: uefa.com

Comentários