Árbitros da UEFA preparam próximos desafios

Os árbitros de topo da Europa vão revisitar a história recente para se inspirarem na preparação dos desafios que têm pela frente, no mais recente curso de Inverno da UEFA para árbitros.
Exemplo
O elevado nível das arbitragens do UEFA EURO 2008™ servirá de exemplo aos árbitros que participarem no 17º Curso Avançado da UEFA para Árbitros de Elite e Primeira Categoria ou no 18º Curso de Iniciação para Árbitros Internacionais.
Elevar a fasquia
Um total de 26 árbitros de Elite, 11 árbitros de Primeira Categoria e 18 árbitros em Iniciação à Primeira Categoria serão convidados a elevarem ainda mais a fasquia em relação ao Verão passado, quando se juntarem no curso avançado em Benalmadena, na quarta e quinta-feira. Estes árbitros, entre os quais estarão 12 dos presentes nos jogos do EURO na Áustria e Suíça, serão encorajados a darem continuidade à sua excelente forma no reinício das competições europeias, em Fevereiro, com o regresso da UEFA Champions League e da Taça UEFA. Dos juízes presentes, 14 aspiram a marcarem presença no próximo grande evento internacional do calendário futebolístico: o Campeonato do Mundo de 2010, na África do Sul.
Instruções
Os 38 delegados ao curso de introdução, todos eles árbitros europeus em estreia na lista de internacionais em 2009, receberão instruções completas sobre os deveres e responsabilidades de um árbitro quando representa a UEFA. O curso decorrerá entre os dias 2 e 5 de Fevereiro, de segunda-feira a quinta-feira.
Prática e teoria
No curso avançado, os participantes submeter-se-ão a uma prova física – "sprints" e corridas intervaladas – supervisionada pelo especialista em arbitragem da UEFA, Werner Helsen. Fora da pista, o programa avançado irá cobrir tópicos como o processo de tomada de decisões na grande área, dirigir jogadores de topo e liderança, servindo ainda de guia em questões práticas e administrativas. O Comité de Arbitragem da UEFA – composto por antigos árbitros internacionais de larga experiência – irá pedir aos árbitros de ambos os cursos que revejam imagens do UEFA EURO 2008™ e de jogos recentes da UEFA Champions League e da Taça UEFA, através de apresentações de vídeos – ajudando-os assim a prepararem-se para os desafios que se avizinham.
Horário preenchido
A UEFA, em colaboração com a Federação Espanhola de Futebol, organizou um horário bastante preenchido para o curso de introdução. A agenda inclui um teste físico completo da FIFA, entrevistas de preparação mental, exames médicos e avaliação de prevenção de lesões – integralmente na língua inglesa, o que servirá de teste informal aos conhecimentos de inglês dos árbitros, dado que é esse o idioma oficial da arbitragem da UEFA.
Imagens em DVD
A parte teórica do curso de introdução irá cobrir perguntas tão vastas como a análise de lances físicos, a percepção das tendências do futebol e a protecção da imagem da modalidade. O Comité de Arbitragem irá apresentar um DVD com imagens do ano passado para ilustrar o que se pretende de um árbitro de categoria internacional.
Incentivo
Os conselhos e instruções dos cursos destinam-se a complementar a avaliação dos árbitros feita por antigos juízes em cada jogo oficial da UEFA. O trabalho desenvolvido em Espanha deverá também incentivar os participantes a atingirem os respectivos objectivos neste ano e nos seguintes.

in: UEFA

Comentários