Opinião: O episódio que faltava provocar no nosso futebolzinho...

RefereeTip é um blog sobre arbitragem. Procuramos divulgar todas as notícias desta actividade de forma imparcial sem confrontações ou provocações para com alguém.
No entanto não nos sentimos obrigados a deixar de manifestar a nossa opinião sincera relativamente a atitudes que envolvam árbitros e outros agentes do futebol.
Esclarecido isto, vimos manifestar a nossa solidariedade para com o homem e colega árbitro Duarte Gomes que, no jogo Sporting - V. Setúbal deste fim de semana, viveu um episódio "à futebolzinho português".

As imagens que estão a ser "promovidas" mostram uma parte dos acontecimentos... a parte em que o nosso colega reagiu às provocações de que estava a ser alvo. Quantos de nós aceitaríamos estar a levar com provocações a 10 cm da nossa cara até decidirmos por termo a essa situação?...
O que não está a ser divulgado são as imagens e sons da primeira parte dos acontecimentos... a parte em que o outro interveniente aproveita o momento de passagem do árbitro pela baliza (situação recorrente no aquecimento dos árbitros mas que deverá ser repensada) para chutar à baliza, em nossa opinião, num claro acto de provocação e de incitamento ao conflito e as palavras deste mesmo técnico dirigidas à equipa de arbitragem antes da reacção do Duarte Gomes.
Portugal conhece o árbitro e dele tem uma imagem positiva (dentro do que é possível ter de um árbitro).
RefereeTip conhece bem o árbitro, exemplo de comportamento e de conduta na arbitragem portuguesa. Conhecemos também bem o homem, cuja humidade, saber estar e honestidade fazem dele também um exemplo na sociedade.
É a este homem e amigo que queremos manifestar a nossa solidariedade e apoio neste episódio que apenas não vemos acontecer mais vezes porque os árbitros têm o bom senso de não reagir às muitas provocações de que são alvo. Provocações regulares que têm apenas por objectivo a busca do protagonismo fácil ou criação de conflitos condicionadores do trabalho dos árbitros.

Comentários

Anónimo disse…
PEÇO AUTORIZAÇAO PARA PUBLICAR NO SITE CARTÃO AMARELO

OBRIGADO
Naturalmente que, havendo referência ao local de onde é retirado, este artigo pode ser reproduzido.
Abraço e continuação de bom trabalho no vosso site.
Anónimo disse…
Vamos por partes:
- Não faz sentido o árbitro passar naquela zona para aquecer. Há muito campo por onde este pode andar a fazer o aquecimento.
- O treinador de guarda-redes não é nenhum santinho, longe disso, percebe-se que apressa o chuto à baliza mesmo pra criar confusão e acertar no árbitro.
- Não entendo porque é que o árbitro reage tão tarde (apenas vem falar com o treinador depois de ja ter corrido quase 20 metros depois da baliza). Será que houve bocas? Isto fica por esclarecer... para já!
- Concluido: Um triste momento provocado por dois intervenientes que naõ deveriam ter protagonismo!

Quanto à opnião do blogger, um pouco corporativista mas com algum sentido!
RefereeTip informa que tem por principio não publicar comentários ofensivos a qualquer pessoa.
Os comentários recusados, foram-no, por conterem palavras insultuosas para com os intervenientes deste caso.
agostinho silva disse…
o corporativismo faz disto. o duarte gomes passa a frente da baliza ja para provocar. e como diz e passo a citar "Quantos de nós aceitaríamos estar a levar com provocações a 10 cm da nossa cara até decidirmos por termo a essa situação?" pois... o peres respondeu. o duarte gomes empurra o peres o peres mantem-se tranquilo. como da para ver pela reacçao do tiago e do patricio quem estava a fazer uma tempestade num copo de agua foi o duarte gomes. mais, duarte gomes deveria estar a pensar que ninguem estaria a filmar e tal. Duarte Gomes deve estar envergonhado. eu estaria.
Anónimo disse…
Boa noite a todos os desportistas e colegas arbitros,mais uma vez esta provado que os arbitros tambem sao humanos,so sao bons quando aceitam em ser provocados e nao reagem? os jogadores podem reagir? coitadinhos estavam stressados...
Em prol do futebol alguem faça algo pelo desporto mais visto no mundo.
Amigo Duarte tu erraste como eu ja errei,todos erram....

Peres erraste como todos erram.
Vamos fazer algo pelo o futebol,senao acaba....e nao falta muito....