Filme "Kill The Referee" estreia em Portugal

Estreia hoje, sexta-feira, em Portugal o documentário "Kill The Referee" (Matem o Árbitro), filmado nos bastidores do UEFA EURO 2008™, que teve lugar no ano passado, na Áustria e Suíça.
Estreia em Lisboa
Durante os 77 minutos de duração do filme, o realizador Yves Hinant apresenta uma visão independente e por vezes bem-disposta sobre o tema, onde são revelados pormenores interessantes dos bastidores da arbitragem. A estreia do documentário em Portugal insere-se no doclisboa 2009, VII Festival Internacional de Cinema, a decorrer entre 15 e 25 de Outubro. A exibição do filme está agendada para as 21h30, no Cinema São Jorge, mítica sala lisboeta (repete no domingo à mesma hora e no mesmo local), integrado na secção Foot Doc, da qual também fazem parte filmes como "Droit au But", de Philippe Costantini; "Garrincha, Alegria do Povo", de Joaquim Pedro de Andrade; "Looking for Eric", de Ken Loach ou "Substitute", de Fred Poulet e Vikash Dhorasoo.
Emoções no EURO
"Kill The Referee" - exibido pela primeira vez no Festival de Cinema de Locarno, na Suíça, a 10 de Agosto - propõe uma visão humanista dos homens do apito e árbitros como Howard Webb, Roberto Rosetti, Massimo Busacca, Manuel Mejuto González e Peter Fröjdfledt surgem no ecrã não apenas a julgar o desenrolar frenético de uma partida de alto nível, mas também a lidar com uma mescla de sentimentos como a tensão, medo, pressão, desilusão, competitividade, alegria e alívio. Tudo num divertido filme, que mostra os bastidores da arbitragem durante a fase final do UEFA EURO 2008™.´
Lado positivo
"Este tipo de documentários mostram o lado bom dos árbitros e é bastante positivo", afirmou Webb ao uefa.com. "Quando nos perguntaram se queríamos estar envolvidos, disseram-nos que era um filme sobre árbitros, não apenas sobre os 90 minutos em campo. Não percebia como é que iam contar a história, mas de facto conseguiram-no".
Exibição na Europa
O filme tem sido muito bem acolhido pela crítica europeia, tendo estreado no Festival de Cinema de Locarno, na Suíça, no passado mês de Agosto. Foi um sucesso em Paris, em Setembro, depois de ter passado por algumas cidades francesas. A película vai ainda estar em exibição em Itália, Polónia, Espanha e Estónia no decorrer dos próximos dois meses.
In: UEFA.com

Comentários

progols disse…
Sabe como consigo uma cópia deste filme?