VIII Encontro Nacional do Árbitro Jovem realizou-se este fim-de-semana

Nos passados dias 2, 3 e 4 de Outubro, realizou-se mais uma edição do Encontro Nacional do Árbitro Jovem.
Pelo 8º ano consecutivo, a APAF promoveu um evento que é já considerado por muitos como um acontecimento de referência no panorama da formação da arbitragem. No Centro de Estágios de Rio Maior estiveram presentes mais de cinco dezenas de árbitros jovens de ambos os sexos, vindos um pouco de todo o país.
Neste Encontro, que pretendeu ser muito orientado para aspectos práticos da actividade, deu-se particular ênfase ao tema da Comunicação, dentro e fora do campo. Nesta linha, os jovens árbitros tiveram a oportunidade de interagir com jornalistas representantes da Antena 1 e da RTP, naquele que foi um momento de grande participação e vitalidade do grupo através de perguntas e respostas. Por outro lado, o árbitro Artur Soares Dias coloriu igualmente este evento com uma notável apresentação que gerou igualmente muito entusiasmo e participação da audiência.
A importância dos Núcleos de Árbitros, cuja apresentação ficou a cargo do Núcleo de Árbitros Ribatejo Norte, bem como os aspectos técnicos, foram igualmente abordados por representantes das Comissões de Apoio Técnico dos Conselhos de Arbitragem de Santarém e Lisboa que aplicaram actividade práticas com os árbitros.
As questões relacionadas com a preparação física e mental foram também enfatizadas através de dinâmicas e exercícios preparados pelas equipas do Prof. José Dias e Dr. Paulo Gomes, respectivamente.
O balanço destes 3 dias foi, segundo os participantes, extremamente positivo, uma vez que contribuiu activamente para o convívio e partilha de experiências entre árbitros de diferentes distritos, ao mesmo tempo que ajudou a desenvolver e melhorar competências técnicas e comportamentais essenciais para a actividade. Por outro lado, acreditamos que este tipo de iniciativas são decisivas para a tão necessária retenção de árbitros.
in: APAF

Comentários