Liga quer criar grupos e reduzir prémios a árbitros



O primeiro curso de aperfeiçoamento de árbitros da nova época, a decorrer na Falperra, em Braga, iniciado a 13 de Julho, pode ficar marcado por uma grande expectativa: a de se saber em que medida a Comissão de Arbitragem liderada por Vítor Pereira consegue convencer os árbitros a aceitarem uma proposta de novas tabelas de prémios por jogo e que, no essencial, reduzirá drasticamente os custos actuais para a Liga dos clubes.
Na última época os prémios atribuídos a todos os árbitros eram de 1188,1 euros para cada jogo realizado na então Liga Sagres e de 831,67 para os da Liga Vitalis (agora Orangina) mas a Liga pretende avançar com uma proposta em que, depois de uma actualização de quatro por cento sobre aqueles valores, os árbitros serão segmentados em três categorias e com uma óbvia destrinça pecuniária.
O objectivo é criar um grupo A, constituído por todos os árbitros internacionais e os que já têm mais de cem jogos realizados no escalão principal (Paulo Baptista e Elmano Santos), que manterão os valores da época transacta acrescidos dos referidos quatro por cento. Um segundo grupo, que englobará todos os árbitros com mais de dois anos de I Categoria, ficará a receber 90 por cento e os árbitros que subiram agora ao futebol profissional (cinco, Hélder Malheiro, Rui Silva, Diogo Santos, António Ferreira e Manuel Silva) auferirão apenas 50%.
Os mesmos princípios aplicar-se-ão aos assistentes, embora estes tenham como prémio metade do valor atribuído aos árbitros principais.
Estes novos valores, sabe O JOGO, estão a gerar descontentamento nos árbitros e aguarda-se com expectativa a capacidade de convencimento de que darão provas quer o presidente da Comissão de Arbitragem quer o novo presidente da Liga, Fernando Gomes.

Fonte: O Jogo

Comentários