LPFP - Bola oficial gera confusão



A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) decidiu atuar no caso da polémica cor da bola oficial do campeonato português, a Jabulani, e esta deve mesmo deixar de ser laranja e surgir em cores "mais claras" já em novembro, segundo a Lusa.
Em Portugal a Jabulani também motivou fortes discussões mas devido à sua cor, uma vez que é mais difícil o acompanhamento dos lances nos espetáculos ao vivo e nas transmissões televisivas.


"Mal tomou conhecimento desta eventualidade a Liga pediu informações ao fabricante da bola e solicitou que, a ser verdade, a mudança da cor da mesma. Para a Liga devem ser criadas condições técnicas e humanas disponíveis e possíveis para que todos os adeptos e cidadãos possam usufruir do espectáculo do futebol", disse ainda uma fonte da Lusa.
A mesma fonte sublinhou que "se for comprovada essa necessidade a bola poderá mudar já em novembro", lembrando que "os clubes já estão a utilizar as bolas" fornecidas pelo fabricante alemão de equipamentos desportivos Adidas.
A mudança da cor dependerá em última instância de uma decisão da direção da LPFP e a Adidas terá já tido conhecimento desta situação por parte da Liga de Clubes.
Ainda assim, a mesma fonte da Liga nota haver "campeonatos onde essa bola é usada, nomeadamente nos países nórdicos".
A Jabulani continua envolvida em polémica, depois de ter sido alvo de fortes críticas antes e durante o Campeonato do Mundo de futebol da África do Sul2010, sobretudo por parte dos guarda-redes.
A esfericidade e os materiais utilizadas na sua construção levam a que a bola descreva trajetórias estranhas, que surpreendem os jogadores com funções defensivas.
Os atacantes também fizeram ouvir as suas críticas devido à dificuldade em executar os remates, uma vez que a bola muda frequentemente de direção.


Fonte: Record

Comentários