Campeonato do Mundo para Invisuais



O Campeonato do Mundo para Invisuais da IBSA tem início marcado para 14 de Agosto e vai decorrer no Royal National College for the Blind, em Hereford, Inglaterra. O evento promete ser a montra perfeita para os melhores futebolistas cegos de todo o globo.
O Blind 2010, organizado pela entidade que tutela o futebol para invisuais a nível mundial, a Federação Internacional de Desportos Para Invisuais (IBSA), decorre a cada dois anos. A edição de 2010 será a primeira levada a cabo em Inglaterra e promete ser o maior certame de futebol para pessoas com deficiência alguma vez organizado no país.
"O trabalho dos nossos parceiros a nível local estabeleceu as fundações para a promoção da consciência das pessoas, não apenas para o futebol para invisuais, mas, em geral, para o futebol para pessoas com deficiências", disse ao UEFA.com o director da prova, Jon Dutton. "Esperamos agora que a mensagem se estenda por toda a Europa e, até, ultrapasse continentes. O Blind 2010 é parte integral do desenvolvimento tanto ao nível da formação como da elite do futebol para pessoas com deficiências em Inglaterra, e temos a certeza que este evento funcionará como catalisador para um crescimento semelhante por todo o Mundo."
O apuramento para o Blind 2010 ficou completo quando a China venceu o Campeonato Asiático, em Dezembro último. A anfitriã Inglaterra compete no Grupo A com Espanha, Colômbia, Japão e Coreia do Sul por duas vagas nas meias-finais. O Grupo B integra Argentina, França, Brasil, China e os Camarões, convidados para representar o continente africano através de um "wild-card".
Os terceiros classificados defrontam-se após a fase de grupos para determinarem os quinto e sexto lugares, tal como os conjuntos que terminarem os respectivos agrupamentos nos quarto e quinto postos, de forma a ficarem determinados os lugares finais para todos os dez países. A final realiza-se a 22 de Agosto.
O Blind 2010 servirá também de apuramento directo para os Jogos Paralímpicos de 2012, que decorrerão em Londres, mas é o significado da participação no evento que torna tudo tão especial. "Como prova de qualificação para os Jogos Paralímpicos de 2012, é essencial que, para além de proporcionarmos um grande acontecimento, este campeonato deixe um legado duradouro", acrescentou Dutton.

Fonte: UEFA

Comentários