Presidente da FIFA anuncia reforma na arbitragem


O presidente da FIFA, Joseph Blatter, anunciou hoje que vai colocar em marcha uma reforma da estrutura da arbitragem do futebol e promete um “rejuvenescimento” do sector.

“A grande obra de construção no mundo do futebol, já o disse antes do Mundial da África do Sul, é na arbitragem. Em finais de Outubro, princípio de Novembro, apresentaremos um novo conceito. Vai ser um rejuvenescimento”, afirmou Blatter, em entrevista publicada na página oficial da Federação Alemã de Futebol (DFB).

Blatter acrescenta ainda: “Sou partidário dos árbitros profissionais, ainda que existam opiniões contrárias. Quanto aos apoios por meios electrónicos, é algo mais complexo. Há que examinar cada sistema minuciosamente, em função da sua capacidade de implementação”.

O presidente da FIFA respondeu assim às críticas expressas, entre outros, pelo treinador do Bayern de Munique, Louis Van Gaal, que lamentava não se estar a avançar nada quanto ao debate recorrente sobre a implementação das novas tecnologias no apoio à arbitragem.

A questão tornou a ser amplamente discutida durante o Mundial2010, disputado na África do Sul, devido a várias decisões erradas, tendo na altura Blatter afirmado que levaria o tema em conta.

“É incrível. Blatter disse que ia colocar o tema na mesa. Agora desapareceu de novo. Esta é a sua estratégia”, afirmou o técnico holandês dos campeões alemães.

Na entrevista à DFB, o presidente da FIFA faz um balanço positivo do Mundial 2010, tanto para o país anfitrião, com para o vencedor: “Conquistou o título de campeão mundial a selecção que desde o início até ao final mostrou o melhor jogo”, afirmou.

Fonte: Público.pt

Comentários