Algarve Cup - As melhores árbitras do Mundo em Portugal




As melhores árbitras do Mundo em Portugal
Pelo sétimo ano consecutivo, a FIFA vai promover, no decorrer do Algarve Cup, um Workshop para árbitras de todo o Mundo. Este ano, serão 62 as juízas que marcarão presença na acção de formação do organismo máximo do futebol mundial, num estágio que a FIFA considera como muito importante para a preparação do próximo Campeonato do Mundo.
O workshop decorrerá em Olhão, entre os dias 24 de Fevereiro e 1 de Março, envolvendo perto de uma centena de pessoas, entre árbitras, monitoras e responsáveis da FIFA e da Federação Portuguesa de Futebol.

Estamos a precisamente um mês do início da XVIII edição do Algarve Cup / Mundialito de Futebol Feminino, que se disputará entre os dias 2 e 9 de Março de 2011.
Aquela que é considerada como a terceira mais importante competição do calendário mundial ganha, este ano, uma importância acrescida, uma vez que antecede a realização do Campeonato do Mundo, marcado para este Verão (26 de Junho a 17 de Julho, na Alemanha), e no qual participarão quatro das selecções que vão estar no Algarve: Estados Unidos, Japão, Noruega e Suécia.
Modelo competitivo inalterado
Com a participação de 12 selecções, o Algarve Cup estará dividido em três grupos. Do Grupo A fazem parte as formações dos Estados Unidos (1ª classificada do Ranking Feminino da FIFA), da Finlândia (16ª), do Japão (5ª) e da Noruega (7ª). No Grupo B estarão a China (13ª), a Dinamarca (14ª), a Islândia (17ª) e a Suécia (4ª). A nossa Selecção (39ª) estará incluída no Grupo C, onde competirá com o Chile (46ª), o País de Gales (47ª) e a Roménia (37ª).
O modelo competitivo dos últimos anos manter-se-á. Assim, os vencedores dos agrupamentos A e B discutirão, entre si, a vitória no Torneio, com os segundos classificados a lutarem pelos 3º e 4º lugares. Os terceiros classificados aspiraram ao quinto posto. Já o primeiro classificado do grupo de Portugal, o C, vai encontrar o melhor quarto classificado dos Grupos A e B, na partida de atribuição do 7º lugar, enquanto o vice-líder do agrupamento C medirá forças com o pior quarto colocado dos Grupos A e B, para a 9ª posição. Os terceiro e quarto classificados do Grupo C jogarão entre si para apurar o 11º classificado.
Ambiente em destaque
À imagem de anteriores edições, este ano o Algarve Cup vai promover uma temática relacionada com a responsabilidade social. Desta forma, o Torneio vai associar-se à iniciativa das Nações Unidas, que proclamou 2011 como “Ano Internacional das Florestas”, com o objectivo de sensibilizar para a gestão sustentável, conservação e desenvolvimento sustentável de todos os tipos de florestas.
No decorrer da competição serão levadas a efeito diversas iniciativas de sensibilização, que serão anunciadas oportunamente.

Fonte: FPF

Comentários