Comunicado - Núcleos de Árbitros de Futebol do Distrito de Setúbal



A pedido dos núcleos de árbitros do Distrito de Setúbal o refereetip vem mais uma vez mostrar a sua solidariedade para com todos os árbitros deste distrito.


Deste modo, o seguinte comunicado demonstra as medidas adoptadas por estes núcleos em reunião que se realizou na data de 22.02.2011.




COMUNICADO


1. Não bastassem as penosas condições de trabalho derivadas de terem de dirigir, 3 e 4 jogos de Futebol por cada fim-de-semana, com todo o sacrífico físico que tal lhes acarreta, os Árbitros filiados na Associação de Futebol de Setúbal, têm sido agredidos, por múltiplas vezes e por diversos modos, cada vez mais sofisticados e mais violentos.

2. Apesar de esta situação ter já sido alvo de um COMUNICADO subscrito por todos os 6 Núcleos representativos dos Árbitros de Futebol do Distrito, e publicado no passado mês de Janeiro, certo é que as agressões continuaram, de modo mais grave, chegando-se ao ponto de os Árbitros terem sido deliberadamente alvo de uma tentativa premeditada e bem planeada.

3. Pese embora dois dos casos ocorridos este ano terem sido sancionados, de forma aceitável pelo Conselho de Disciplina da AFS, certo é que pouco mais se fez para conter esta onda da violência, nomeadamente medidas repressivas referentes aos jogos de seniores e de juniores e, sobretudo, medidas preventivas que consigam colocar todos os Agentes Desportivos (Clubes, Jogadores, Treinadores, Árbitros e Dirigentes) num caminho de uma verdadeira, estreita e permanente cooperação a bem do Futebol de Setúbal, um dos Distritos com mais pergaminhos no País.

4. Os 6 Núcleos de Árbitros, muito preocupados com o problema, já apresentaram à Direcção da AFS um pacote de mais de uma dezena de medidas e de sugestões.

5. Porque os Árbitros não podem aceitar manter esta situação e porque não se vislumbra no horizonte uma erradicação da violência, a qual não é, de forma alguma, “justificada” pela chamada “crise”, decidiram os 6 Núcleos de Árbitros de Futebol, apoiar as iniciativas dos Árbitros filiados na AFS no sentido da defesa, e salvaguarda da sua saúde, da sua integridade física e da sua vida.

6. E, nesse sentido, decidiram que estarão, como sempre, disponíveis para colaborar com a AFS no sentido de se implementarem rápidas medidas que erradiquem, definitivamente, a violência nos Estádios, Campos e Pavilhões desportivos.

7. E mais decidiram, por unanimidade, apoiar a indisponibilidade dos Árbitros filiados na AFS para não arbitrarem nos jogos dos Campeonatos da AFS durante o fim-de-semana de 12 e 13 de Março de 2011 (dias 11, 12, 13 e 14 de Março de 2011).

07 de Março de 2011

Os NÚCLEOS de ÁRBITROS de FUTEBOL do Distrito de Setúbal
(Academia de Futsal, Almada-Seixal, Barreiro, Pinhal Novo, Santiago do Cacém e Setúbal)

Comentários