IFAB proíbe a utilização do cachecol

O International Football Association Board (IFAB) proibiu, este sábado, a utilização do cachecol durante a realização de partidas de futebol. 

Começou por ser utilizado pelos jogadores para se protegerem do frio, no entanto, foi-se traduzindo numa moda entre os jogadores mais mediáticos como o caso do avançado argentino do Manchester City Carlos Tévez.

De acordo com a BBC, a FIFA acredita porém, que a sua utilização contem um risco por poder dar origem a estrangulamentos acidentais durante o jogo.

A decisão foi comunicada este sábado em Newport, no País de Gales, e passará a vigorar a partir do mês de Julho.



Carlos Tévez lançou a moda dos cachecóis. Em seguida, outros jogadores do Manchester City começaram a usá-los. Mas, em fevereiro deste ano, o ex-capitão da seleção da Inglaterra e atual treinador da equipe do Notts, Paul Ince, condenou os jogadores do futebol inglês que recorrem ao modelito.

"Daqui a pouco vão estar usando saias"
"Estou cansado de ver jogadores, mesmo quando a temperatura está amena, usarem malhas e essas coisas (os "snoods") em volta do pescoço. Não está certo. Na minha época, e eu sei que estou soando como um velho, eram chuteiras pretas e brancas e só", afirmou.
"Agora você tem os snoods, pessoas usando fones de ouvido quando estão dando entrevistas, o que eu considero desrespeitoso, chuteiras cor de rosa, chuteiras verdes, o que você pensar, eles têm. Daqui a pouco, vão estar usando saias", comentou.
Em dezembro do ano passado, o treinador do Manchester United, Alex Ferguson, afirmou: "homens de verdade não usam snoods". Em seu perfil no microblog Twittter, o zagueiro da mesma equipe, Rio Ferdinand, endossou as palavras de seu técnico: "Você não vai ver um jogador do Manchester usando snood".
Outro antigo ídolo do escrete de Manchester, o meio-campista Roy Keane, é um dos que acreditam que os cachecóis são mais um sinal de afetação dos jogadores atuais. "Eles todos viraram frouxos. Não sei como eles conseguem se concentrar no jogo. É esquisito, é por esse caminho que o jogo está indo."
Mas o treinador da equipe do Arsenal, Arsene Wenger, que conta com vários jogadores que usam o aquecedor de pescoço - entre eles um dos destaques do time, Samir Nasri -, defende o seu uso. Wenger afirmou que os atletas utilizam os "snoods" por recomendação da equipe médica do Arsenal.
Fonte: A Bola/ Terra

Comentários