Comunicado do NAF do Distrito de Viana do Castelo

O Núcleo de Árbitros de Futebol do Distrito de Viana do Castelo, tem vindo a ser informado pelos Árbitros nossos associados de agressões verbais e físicas por parte de atletas, treinadores e dirigentes de alguns clubes filiados na Associação de Futebol de Viana do Castelo pelo que repudia veementemente tais atitudes solidarizando-se incondicionalmente com os colegas que têm sido vítimas destes lamentáveis actos de violência.

Conscientes da gravidade dos factos, não podemos deixar de considerar que não é com atitudes desta natureza que o Fair-play, tão apregoado na teoria mas tão pouco aplicado na pratica, será cabalmente aplicado pois ataca irreversivelmente o RESPEITO que todos os intervenientes no espectáculo desportivo, que é o futebol, têm de obrigatoriamente de merecer.

É obvia convicção de todos nós que não é coagindo os Árbitros que os Clubes obtêm mais ou menos vitórias, servindo apenas estas atitudes para justificar as derrotas das equipas destes pseudo atletas-trinadores-dirigentes tentando assim atirar “areia para os olhos “ dos associados dos seus clubes e sair airosamente dos problemas em que se vêm envolvidos.

Cansados de serem maltratados fisicamente e enxovalhados na nossa honra e dignidade por pessoas (?) às quais não lhes reconhecemos competência para julgarem o nosso trabalho (da mesma forma que nós julgamos o deles), os Árbitros vão reunir em plenário para discutirem o assunto que se nos afigura grave e tomar medidas que visem de uma vez por todas acabar com estes procedimentos indignos.

Estaremos também atentos às consequências disciplinares instauradas pelo Exmo. Conselho de Disciplina da AFVC aos prevaricadores que, em nosso entendimento, deverão ser exemplarmente punidos pela gravidade dos actos praticados, pela sua reincidência e também como medida dissuasora para com aqueles cuja conduta nos campos de futebol é lamentavelmente reprovável.

A Direcção do NAFDVC



Fonte: APAF

Comentários