Opinião: Atenção, o filtro para uma boa actuação.

Atenção, o filtro para uma boa actuação.
Como obter 100% de atenção durante uma partida de futebol? A resposta não é tão simples, ela será condicionada a vários fatores e estímulos os quais serão passados por um filtro chamado de atenção.

Imagine uma partida de futebol sendo realizado em um estádio de pequeno porte, com arquibancada próxima ao solo sagrado (campo de jogo – regra 01) e tendo sua lotação máxima, o som que estes torcedores proporcionam e de enlouquecer qualquer ser humano. Estes são alguns fatores que deverão ser filtrados pelo árbitro (regra 05) para não atrapalhar o foco principal, ou seja, sua atuação.

Os estímulos são reflexos das ações e palavras que a mente humana recebe, uma critica feita aos berros por um treinador de forma negativa numa situação a qual houve um possível erro concebido pela natureza humana do árbitro, não for filtrada, poderá alterar o curso do jogo, determinando uma busca insânia de compensar este erro, sua atenção terá um novo objetivo, a lei da compensação.

O árbitro deverá ter a plena consciência que suas ações emocionais são frutos dos fatores e estímulos presentes ao seu redor e será necessário criar uma disciplina mental para separar o que deve o não ser registrado pela sua atenção.

Por Valter Ferreira Mariano
Escrito em Português do Brasil

Comentários