Collina será o observador técnico da UEFA em Camp Nou

A UEFA nomeou o antigo árbitro italiano Pierluigi Collina como observador técnico para a partida desta quarta-feira entre o Barcelona e o Real Madrid, com vista a avaliar o desempenho do belga Frank de Bleeckere na segunda mão desta meia-final da Liga dos Campeões.


O prestigiado antigo árbitro internacional - que apitou, entre outros, a final da Liga dos Campeões de 1999 e a final do Mundial de 2002 -, será o observador técnico oficial da UEFA presente em Camp Nou.

A seu cargo vai estar a tarefa de analisar o desempenho do árbitro Frank de Bleeckere durante a partida, avança o Daily Telegraph.
A nomeação de observadores técnicos é uma prática frequente da UEFA mas a chamada de Pierluigi Collina raramente acontece, o que pode indiciar a importância que o órgão que tutela o futebol europeu atribui à partida entre os históricos rivais espanhóis.
Às tensões que rodearam a partida da primeira mão, com as declarações e expulsão de José Mourinho, acresce a polémica gerada em torno de Frank de Bleeckere, com génese igualmente no treinador português.
Em 2010 o árbitro belga foi alvo da voz crítica de Mourinho face à sua arbitragem na partida entre o Inter de Milão e o Barcelona, na então segunda mão da meia-final da Liga dos Campeões, ao expulsarTiago Motta e deixar os italianos com 10 jogadores durante cerca de 1 hora.
A nomeação do juiz belga para este encontro voltou a fazer estalar a polémica e, a par da tensão que já rodeava a partida, contribui para a preocupação denotada pela UEFA ao apontar Collina como observador técnico.

O Real Madrid visita esta quarta-feira Camp Nou com o objectivo de tentar a reviravolta (0-2) frente ao Barcelona e assim atingir a final da Liga dos Campeões.

Fonte: Sol

Comentários