Mourinho, o árbitro e o cancro: história sentimental



A relação de José Mourinho com os árbitros está longe de ser pacífica. O próprio Mark Halsey admite-o. Mas este juiz inglês inspirou-se no treinador do Real Madrid, que o ajudou a lutar contra um cancro. Aliás, dois. O de Halsey e o da esposa. Um gesto de «Special One».

O primeiro contacto entre Mourinho e Halsey deu-se quando o inglês foi quarto árbitro no FC Porto-Marselha, na Liga dos Campeões 2003/04. 

«Bom, sabem como ele é, eu usei o bom senso e lidei bem com ele», contou Halsey ao «The Independent» no início da narrativa sobre a sua história com Mourinho. Nos jogos seguintes, apenas uns apertos de mão e, não podia deixar de ser, algumas queixas do «Special One».

No último jogo de 2006/07 da Premier League, Halsey deslocou-se a Stamford Bridge, onde o Chelsea recebia o Everton. Mourinho viu o juiz e convidou-o para um café. «Falámos de futebol e de decisões de arbitragem durante uns 20 minutos», conta o inglês que dirigiu, no início da época seguinte, o Chelsea-Manchester Utd, da supertaça inglesa.

Pouco tempo depois, Mourinho deixava o Chelsea e, um ano mais tarde, a mulher de Mark Halsey era diagnosticada com leucemia. O treinador português soube do caso e, sem ligar a repercussões, pagou umas férias a Halsey e à família, no Algarve, num hotel de cinco estrelas.

«Obviamente, não teria aceite se ele ainda estivesse no Chelsea, mas, que se pode dizer, ele foi absolutamente inspirador», disse Halsey que, em 2009, teve o seu próprio problema de saúde.

«Havia algo de errado, mas não contei a ninguém», referiu o árbitro que, depois de fazer exames, descobriu que tinha um tumor na garganta. «Pensei que ia morrer, porque quando acordei da primeira operação, a minha mulher estava a chorar e disse-me que o médico tinha de falar comigo», prosseguiu Mark Halsey. 

As notícias eram más: «O médico disse que o tumor tinha crescido e, dias depois, eu sentia isso mesmo.» Halsey ainda não tinha percebido a gravidade da questão, porém. Visitou um especialista e perguntou-lhe quando poderia voltar a apitar. «Ele disse-me: "Estamos numa luta pela tua vida". No dia seguinte, comecei a quimioterapia.»

Ora, o agora treinador do Real Madrid esteve sempre ao corrente da situação: «Durante todo o meu tratamento, o José manteve-se em contacto. Não sei como é que ele descobriu, mas telefonou-me logo. Em três meses, perdi 10 quilos e o meu cabelo. Enviei-lhe uma foto, por mensagem, e ele respondeu que, pelo menos, estava melhor que o Ray Wilkins [adjunto no Chelsea].»

Halsey aceitou o humor de José Mourinho e, agora, está de volta à arbitragem na Premier League. Já tem 50 anos, mas, provavelmente, só o regresso do «Special One» à ilha o fará pendurar o apito. Por isso, por ele, Mourinho poderá ficar mais uns tempos em Espanha, certamente.


Fonte: Mais Futebol

Comentários