Collina define agenda para o UEFA EURO 2012



A UEFA transmitiu aos árbitros do UEFA EURO 2012 uma série de directrizes que devem ser seguidas este Verão, ao mesmo tempo que reiterou a sua confiança nas capacidades dos árbitros para realizarem exibições de alto nível na Polónia e na Ucrânia.
Na quarta-feira, o responsável pela arbitragem da UEFA, Pierluigi Collina, fez um resumo abrangente no curso preparatório do EURO, esta semana, em Varsóvia, sobre aquilo que se espera dos árbitros quando se iniciar a fase final, a 8 de Junho. Protecção dos jogadores e da imagem do jogo, e castigos para pressões sobre o árbitro, bem como para incidentes entre jogadores em larga escala, estão entre as instruções entregues pelo Comité de Arbitragem da UEFA.
Os 31 jogos na Polónia e na Ucrânia vão ser dirigidos por uma equipa completa de sete elementos, com árbitro, dois árbitros assistentes e quarto-árbitro, bem como dois árbitros assistentes adicionais e um árbitro assistente suplente. Os árbitros assistentes adicionais, que se posicionam junto à linha-de-golo e concentram-se em particular nos lances que decorrem na área, serão utilizados como parte de uma experiência contínua, autorizada pelo International Board.
"Um dos objectivos principais é proteger os jogadores, e relembrámos os árbitros sobre como devem actuar em disputas de bola que possam colocar em risco a segurança de um jogador", disse Collina. "Não queremos ver os árbitros rodeados por jogadores em protesto. Isso não dá uma boa imagem, por isso devem ser admoestados com cartão amarelo. Nem queremos ver 20 jogadores num conflito de larga escala – os prevaricadores também serão punidos com cartão amarelo".
Collina explicou que os árbitros escolhidos em Dezembro o foram com base nos seus desempenhos nas principais competições da UEFA ao longo dos últimos dois anos, bem como pela sua experiência. Doze quintetos – árbitros, árbitros-assistentes e árbitros-assistentes adicionais - foram escolhidos de 12 países diferentes.
Preparativos
Após o estágio de Inverno no curso da UEFA em Antalya, Turquia, seguiu-se um programa de preparação dedicado, e os membros do Comité de Arbitragem da UEFA e observadores têm monitorizado os progressos dos árbitros nas competições de clubes da UEFA esta Primavera.
Em Varsóvia, os árbitros participaram em 16 horas de palestras sobre vários tópicos, e realizaram um teste físico no Complexo Desportivo Agrykola, na cidade polaca. Um programa de treino também foi criado à medida dos árbitros-assistentes – "O seu papel é crucial, já que as suas decisões podem afectar o desfecho de um jogo", explicou Collina.
"O EURO 2012 é a competição mais importante para a UEFA – precisamos de ter todos os nossos árbitros prontos para darem o melhor possível durante a competição", acrescentou o italiano. "Precisamos de atletas, não apenas árbitros – estar apto fisicamente é importante. Estamos a tomar muito cuidado com isto".
"As instruções dadas aos árbitros serão exactamente as mesmas que aquelas transmitidas aos jogadores e treinadores. Eu e membros do Comité de Arbitragem vamos visitar cada centro de estágio das selecções, para falar com treinadores e jogadores - gostaríamos que árbitros, treinadores e jogadores falassem a mesma linguagem em termos de futebol e interpretação das Leis do Jogo".
"Vamos continuar os nossos preparativos até ao início do torneio", acrescentou Collina. "Os nossos árbitros estão envolvidos em importantes competições nacionais e da UEFA. Estão na recta final de uma temporada exigente. Será importante para eles estarem prontos. Espero que aquilo que os árbitros façam seja noticiado. Estão a lidar com a sua tarefa de forma muito profissional e a darem o seu melhor para estarem 100 por cento preparados. A UEFA acredita que farão um grande trabalho".
A confiança é elevada em relação à forma como os árbitros vão lidar com a exposição pública e mediática durante o torneio. "Os árbitros estão habituados a dirigir jogos importantes nos respectivos países", disse Collina. "Estão prontos para enfrentarem qualquer tipo de pressão. Temos árbitros que dirigiram finais da UEFA Champions League, da UEFA Europa League e do Campeonato do Mundo. Estão aqui porque merecem…
Fonte: UEFA

Comentários