Doping: FIFA admite controlar árbitros

A Federação Internacional de Futebol (FIFA) admitiu que os árbitros podem vir a passar também pelos controlos antidopagem, num entendimento de que fazem parte do jogo e devem obedecer às mesmas regras.

O responsável pelo gabinete médico do organismo, o checo Jiri Dvorak, lembrou que os árbitros fazem parte do jogo e "devem ser tratados como os futebolistas".

Numa conferência médica promovida pelo organismo máximo do futebol mundial, Dvorak referiu não existir nenhum indicador que aponte para problemas de doping com os árbitros, mas disse que "é algo a considerar".

A FIFA pediu também aconselhamento à Agência Mundial Antidopagem (AMA) em relação aos futebolistas que enfrentem suspensões por doping, nomeadamente em relação ao tempo adequado para que possam voltar a integrar os treinos das respetivas equipas.

Atualmente os regulamentos da AMA proíbem os jogadores suspensos de trabalharem com as respetivas equipas, o que implica que o regresso acaba por ser mais longo, por não estarem fisicamente aptos.

O diretor-geral da AMA, David Howman, admite que a penalização pode tornar-se mais dura para jogadores de equipa, do que para atletas que competem a nível individual.

Fonte: Record

Comentários