Opinião: "A UEFA, essa organização incompetente"

A UEFA, essa organização incompetente


O título é obviamente irónico.

O nome do árbitro português Pedro Proença está entre os principais candidatos à nomeação para a final da Liga dos Campeões. E tudo indica que será ele a escolha da UEFA. Isso é tudo menos uma manifestação de incompetência de quem organiza a competição.

Proença é o melhor árbitro da melhor geração de árbitros que Portugal já teve. 

Vive, ainda por cima, num tempo em que na Europa não existe propriamente um grande talento na arbitragem. Alguém que seja muito melhor do que os outros, escolha óbvia para apitar os grandes jogos.

Estes dois factos, somados, tornam possível a nomeação de Pedro Proença, a quem espero que tudo saia muito bem em Munique, na final da Liga dos Campeões.

Isto significa também que apitar nas provas europeias é mais fácil do que nos campeonatos locais, pelo menos no português.

É mais fácil porque a UEFA pune severamente quem atenta contra os árbitros. E é mais fácil porque os clubes não pressionam as equipas de arbitragem. A competição é credível, séria, prestigiada. Quando os árbitros erram (e se erram...) isso é encarado como uma coisa lamentável que sucede. Mas nada mais.

Em Portugal, Pedro Proença é apenas um dos árbitros que dirigentes incompetentes, treinadores fracos e adeptos fanáticos criticam. E, no caso destes últimos, até agridem.

Os adeptos são sobretudo o espelho dos dirigentes. As palavras dos treinadores são as mais ouvidas. Enquanto os responsáveis dos clubes não forem severamente punidos pelas coisas estúpidas e graves que dizem sobre os árbitros, nunca haverá uma competição séria, credível e respeitada. E todos continuarão a ficar muitos surpreendidos por a UEFA ignorar a gritaria no nosso quintal e descobrir um bom árbitro em Portugal.



Autor: Luís Sobral
Fonte: Mais Futebol

Comentários