UEFA anuncia oficialmente esta quinta-feira o nome do árbitro da final da Champions

A UEFA anunciará quinta-feira, pelas 12h00 locais (11h00 em Lisboa) o nome do árbitro para a final da Liga dos Campeões em futebol, não confirmando o nome do 
português Pedro Proença.



No domingo, à saída do jogo entre o Moreirense e o Sporting da Covilhã,
que confirmou a promoção da equipa de Moreira de Cónegos à liga principal, Pedro Proença, questionado sobre o assunto, disse não estar autorizado a falar pela UEFA.

"Tenho ordens da UEFA para não falar, mas acho que a minha resposta diz tudo", referiu, na altura, o árbitro internacional, dando a entender que poderá ser ele o escolhido para apitar o jogo entre o Bayern de Munique e o Chelsea, no próximo sábado, na Allianz Arena de Munique.

Fonte da UEFA explicou, porém, à agência Lusa que os critérios para a nomeação do árbitro baseiam-se na "experiência ao mais alto nível, nas
prestações desta época e a nacionalidade", o único critério objetivo que
encaixa em Pedro Proença, por não ser de nenhum dos países dos clubes em confronto.

Esta época, o árbitro de Lisboa "apitou" sete jogos das competições
europeias, cinco deles da Liga dos Campeões, o último entre o Inter de Milão e o Marselha (2-1), que ditou o apuramento dos franceses para os oitavos-de-final.

Na Liga Europa, o português arbitrou dois jogos, já da fase a eliminar, o mais recente o que opôs os alemães do Schalke 04 e o Athletic de Bilbao
(2-4), na primeira mão dos quartos-de-final.

No total dos sete jogos europeus, Pedro Proença mostrou 37 cartões amarelos (média superior a cinco por encontro) e dois vermelhos.

Pedro Proença foi também o árbitro do jogo decisivo do "playoff" de apuramento para o Euro2012 entre a Croácia e a Turquia (0-0), que apurou a Seleção balcânica (tinha ganho o primeiro jogo fora por 3-0) para a fase final do torneio.

O Euro2012 começa a 8 de junho, na Polónia e Ucrânia e Pedro Proença é o único árbitro português nomeado pela UEFA para a fase final.

Fonte: RTP 

Comentários